A 69ª Reunião Anual da SBPC é uma das atividades que marcam os 90 anos da UFMG, que há mais de 40 anos também está presente em Montes Claros. A história do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) começa em 1964, quando o Ministério da Agricultura criou a Escola Agrotécnica Antônio Versiani Athayde, que oferecia formação profissional de segundo grau para os trabalhadores da agricultura.

Em 1968, a Escola foi incorporada à UFMG. A partir de 1975, passou a oferecer cursos superiores de curta duração e recebeu a denominação de Núcleo de Tecnologia em Ciências Agrárias. Um ano depois, o núcleo foi alçado a Campus Regional de Montes Claros.

O nome Instituto de Ciências Agrárias foi adotado em 2008, quando o local ganhou autonomia como unidade acadêmica da UFMG. As peculiaridades, vocações e necessidades do semiárido direcionam todo o trabalho desenvolvido no local.

Lei que cria o Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde – 1964