Aos 82 anos, Adelícia Amorim, de Almenara, é referência no bordado da região. Paulo Oliveira, 62 anos, ceramista de Guaranilândia, distrito de Jequitinhonha, cria personagens e cenários tradicionais que retratam a região do Vale. Essa dupla de mestres foi homenageada no início da tarde de hoje, na abertura da 18ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O evento integra a 69ª Reunião Anual da SBPC. A abertura foi marcada por exibição de documentários sobre a vida e obras dos mestres.

Meninas de Sinhá – Foto: Cláudia Oliveira

Com a simplicidade de quem está acostumada a ver o tempo passar calmamente nas tardes quentes da região Nordeste de Minas Gerais, a bordadeira Adelícia transforma retalhos em obras de arte, reproduzindo ponto a ponto, o colorido das flores, dos pássaros e os encantos da natureza. Ao receber a placa, ela destacou: “Essa homenagem não é só minha; é de todas as artesãs e artesãos do Vale. Essa relação com a UFMG é uma troca de experiências, de conhecimento e, principalmente, de alegria. Deixo um agradecimento a todos, principalmente à minha família, que constrói essa história junto comigo”.

Num misto de emoção e timidez, mestre Paulo Oliveira Costa, escultor em argila há mais de 47 anos, brincou com o público. “Não sou muito bom com as palavras, meu negócio é trabalhar com as peças de argila, mas gostaria de destacar que a Feira do Vale na UFMG é um estímulo ao trabalho dos artesãos. É uma luz, um incentivo que vocês dão pra gente, não só pra mim, mas pra todos os artesãos”, afirmou.

Adelícia e Paulo em homenagem na Praça de Serviços. Foto: Zirlene Lemos / UFMG

Indicados pelos artesãos do Vale do Jequitinhonha e com idade acima de 60 anos, já foram homenageados em registro audiovisual 16 mestres de ofício, entre  ceramistas, trançadeiras, tamborzeiros, fiandeiras, tecelãs, bordadeiras e escultores em madeira.

Público acompanha a homenagem aos mestres. Foto: Cláudia Oliveira

Também participaram da cerimônia de abertura a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, a diretora de Ação Cultural, Leda Maria Martins, a diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, Paula de Miranda Ribeiro, e a coordenadora da Feira, Terezinha Furiati.

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha está sendo realizada na Face ao longo desta semana. Até sexta-feira, o horário de visitação é das 9h às 17h. No sábado, 22 de julho, o evento recebe o público das 9h às 14h.

A Feira reúne artigos como peças de cerâmicas, cestaria, bordados, acessórios, roupas, tecelagens e pinturas produzidos por cerca de 100 expositores vinculados a 47 associações de 25 municípios. Duas oficinas gratuitas também figuram na programação: bordado com a mestra Adelícia e taboa com o artesão Gilson Alves.