*Com informações do Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG

A influência de luzes de telas de computador, tablets e smartphones na saúde será tema de mesa-redonda no primeiro dia das discussões científicas da 69ª Reunião Anual da SBPC. Convidado da mesa, o professor aposentado do departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Almir Tavares, falará sobre os efeitos da luz artificial e o sono.

O professor explica que a alta exposição a luzes artificiais acarreta diversos problemas relacionados à qualidade do sono. “Essa exposição fragmenta o sono das pessoas e produz uma vigília durante o dia. É um problema mundial sério e que afeta principalmente os adolescentes, que naturalmente gostam de dormir mais tarde”, alerta.

A mesa-redonda Efeitos da luz artificial sobre o metabolismo: problemas e soluções será coordenada pelo professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes, que atua na área de Fisiologia Geral, com ênfase em Cronobiologia, Neuroimunomodulação e Farmacologia.

A mesa contará ainda com a participação das professoras Fernanda Gaspar do Amaral (Unifesp) e Maria da Paz Loayza Hidalgo (UFRGS). Fernanda falará sobre luz pineal, melatonina e cronobiologia, e Maria da Paz abordará a luz artificial e o metabolismo.

Durante a mesa-redonda, a ideia é buscar soluções possíveis para os problemas apresentados. As discussões vão ocorrer das 15h30 às 18h, na segunda-feira, 17, no auditório A 104 do CAD 2, no campus Pampulha. A participação como ouvinte é gratuita.