Os estudantes da UFMG que se inscreverem nos minicursos oferecidos durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) podem utilizar os certificados de participação para a obtenção de créditos em seus cursos, na forma de Atividades Acadêmicas Complementares.

Podem se candidatar aos minicursos apenas aqueles que tiverem garantido sua participação na Reunião (inscrições neste link), que será realizada de 16 a 22 de julho.

As inscrições para os 57 minicursos devem ser feitas até 7 de julho. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de matrícula, como definem as normas de inscrição.

Os cursos abrangerão temas como Inovações na aula de matemática; Astronomia na escola; Novas metodologias de ensino de física para os níveis médio e superior; Aplicações da energia nuclear na saúde; Ensinando física conceitual; A ciência por detrás dos vulcões; Geologia do petróleo; Saúde e meio ambiente nas escolas e Cronobiologia, entre outros. As aulas serão ministradas por professores de instituições de todo o país.

Cada minicurso tem duração de oito horas. Para obter o certificado de frequência, é preciso ter, no mínimo, de 75% de presença. As atividades ocorrerão simultaneamente, por isso só é possível matricular-se em um dos cursos.

A relação das atividades, o conteúdo e os procedimentos de inscrição estão informados neste link.