[Estudantes acompanham cerimônia de premiação na Praça de Serviços. Foto: Proex /  UFMG]

Oito trabalhos do ensino fundamental, um professor e uma escola foram premiados na cerimônia de encerramento da 18ª UFMG Jovem – categoria ensino fundamental, realizada na tarde de ontem, 19, na Praça de Serviços do campus Pampulha. O evento integrou a programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

“Este é um momento muito feliz, pois, simultaneamente aos 90 anos da UFMG, a UFMG Jovem completa 18 anos. Eventos como a SBPC Jovem e a UFMG Jovem só são tão importantes graças à presença dos alunos e professores das escolas. É isso o que torna essas atividades tão especiais”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, na abertura da premiação.

O primeiro lugar ficou com o trabalho Educa 3D, da Escola Palomar, de Lagoa Santa. Orientado pela professora Priscilla Araujo Alcici Jorge, o projeto utiliza a tecnologia de impressão 3D como ferramenta auxiliar para o aprimoramento do aprendizado das disciplinas do campo científico.

Equipe da Escola Palomar, de Lagoa Santa, que utiliza a impressão em 3D para aprimorar aprendizado de disciplinas científicas. Foto: Proex/ UFMG

O segundo lugar foi conquistado por equipe da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, com o trabalho Caracterização fitoquímica dos tubérculos da planta inhame, orientado pela professora Fabíola Cristina Fonseca.

O trabalho Glossinha e a preservação de polinizadores – O que eu tenho a ver com isso?, sobre a vida das abelhas e o processo de polinização, ficou com o terceiro lugar. Desenvolvido por estudantes de nove anos, da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, o grupo teve orientação do professor Henrique Melo Franco Ribeiro.

As escolas ganhadoras receberam kits com material educativo, tablet e, no caso do primeiro lugar, bolsas de iniciação científica.

Destaque

A Escola Estadual João Rodrigues da Silva, do município de Prudente de Morais, venceu como Escola Destaque. Representando a instituição, o professor Eduardo Neves fez um discurso emocionado. “Há um ano, criamos a Mopec, uma feira de iniciação científica para despertar nos alunos o interesse por temas científicos. Essa premiação é o resultado de uma aposta muito assertiva e positiva da nossa escola, pois só assim será possível mudar nossa realidade e elevar a nossa escola ao patamar de altíssima qualidade de ensino”.

A comissão responsável pela avaliação dos trabalhos foi composta de professores, bolsistas de apoio técnico do CNPq e de alunos de pós-graduação.

Um dos destaques da cerimônia foi o show do grupo Camerata de Ukulelê, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), realizado com instrumentos produzidos artesanalmente pelos próprios músicos.

Equipes premiadas

1º Lugar – Escola Palomar Lagoa Santa. Trabalho: Educa 3D

2º Lugar – Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. Trabalho: Caracterização fitoquímica dos tubérculos da planta inhame (Dioscoreasp.)

3º Lugar – Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo. Trabalho: Glossinha e a Preservação de Polinizadores – O que eu tenho a ver com isso?

Escola Destaque

Escola Estadual João Rodrigues da Silva

Professor Destaque

Selma Aparecida Miranda Alves