Pela quinta vez, em 52 anos, a UFMG recebe um dos mais importantes fóruns de difusão dos avanços científicos e de debates sobre políticas públicas para a ciência e tecnologia. A 69ª Reunião Anual da SBPC será realizada de 16 a 22 de julho, tendo como sede principal o campus Pampulha.

Com participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é realizada desde 1948. Esta edição reunirá conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, além de eventos paralelos destinados a jovens, educadores, militantes e pesquisadores das causas afro e indígena.

Segundo a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, que coordena a comissão local de organização do evento, a Reunião reflete a pluralidade que sempre caracterizou a UFMG e as reuniões da SBPC. “A escolha do tema desta edição (Inovação – Diversidade – Transformações) não foi feita por acaso. A ciência se sustenta na sua capacidade de inovar e de acolher diferentes abordagens e pontos de vista. Só assim ela será capaz de contribuir para a transformação social”, afirma a professora.

Conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e apresentações de pôsteres compõem a programação da 69ª Reunião, que também vai conter atividades com temáticas específicas.

SBPC Educação
Conjunto de atividades que antecede a 69ª Reunião Anual da SBPC, a SBPC Educação será realizada no campus Montes Claros. O público-alvo são professores do ensino fundamental e médio da região, que poderão participar de conferências, mesas-redondas e minicursos.

SBPC Jovem 2017
Destinada a estudantes do ensino básico, a SBPC Jovem reunirá projetos e experiências científicas desenvolvidas em universidades federais e estaduais, institutos de fundações de apoio à pesquisa, sociedades do setor e secretarias de educação, entre outras instituições. Seu objetivo é promover o contato de crianças e jovens com o conhecimento científico e com pesquisadores, a fim de despertar-lhes o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.
As atividades serão desenvolvidas simultaneamente em uma tenda. As apresentações serão feitas na forma de exposições, mostra de trabalhos e experimentos, rodas de conversa, oficinas e exibição de vídeos. Haverá ainda lançamento de livros e atividades culturais diversas.

No sábado, 22, último dia do evento, será realizado o Dia da Família na Ciência, com programação para familiares dos estudantes e para a comunidade em geral.
Ainda no âmbito da SBPC Jovem, a Universidade realizará a 18ª edição da UFMG Jovem, tradicional feira de ciências que reúne trabalhos científicos desenvolvidos em escolas mineiras.

SBPC Inovação e ExpoT&C
A SBPC Inovação promoverá conferências e mesas-redondas referentes a projetos e realizações em ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos por empresas, universidades, instituições de pesquisa e fomento e secretarias de governo, com o objetivo de estabelecer interfaces entre a academia e o empresariado, empresas e laboratórios. A ExpoT&C, por sua vez, é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação, que reunirá centenas de expositores interessados em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

SBPC Afro e Indígena
Reunirá debates de temas afro-indígenas, articulados com a programação geral e atividades da reunião, além de discussões específicas abertas ao público. Direitos territoriais dos povos indígenas, diversidade, intelectuais negros e indígenas e o campo cultural indígena figuram entre os assuntos em debate.

SBPC Cultura
Manifestações culturais e artísticas serão realizadas durante a Reunião Anual, no campus Pampulha e em outros espaços da UFMG.

Na vitrine
Apresentações de resultados de pesquisas científicas, de experiências pedagógicas e de relatos de casos por estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, alunos e docentes do ensino básico e profissionalizante de todo o país vão compor a sessão de pôsteres, uma das mais tradicionais e concorridas atividades da Reunião Anual da SBPC.

Paralelamente à sessão de pôsteres, será realizada a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), com alunos indicados e vencedores das mostras e jornadas promovidas por instituições de ensino brasileiras.