Notícias

Competição internacional de bioeconomia incentiva modernização da indústria de laticínios

quinta-feira, 1 de outubro de 2015, às 5h59

Como modernizar a indústria de laticínios ao aproveitar resíduos e efluentes como insumos no processo produtivo? Respostas a essa questão podem competir no evento internacional Biobased Battle, que envolverá estudantes brasileiros e holandeses. Os alunos formarão equipes mistas, em trabalho simultâneo nos dois países, com apoio e supervisão de professores e profissionais de mercado.

A iniciativa, coordenada na UFMG pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), integra as atividades da Semana do Conhecimento da UFMG 2015, que será realizada de 19 a 23 de outubro.

As inscrições para a competição, gratuitas e abertas a estudantes de graduação da UFMG de qualquer área do conhecimento, podem ser feitas até o dia 9 de outubro no site do evento.

Competição O evento é realizado em parceria com as universidades holandesas de Ciências Aplicadas Avans Hogeschool, HZ e Has, por meio do modelo de colaboração Living Lab Biobased Brazil, projeto do qual a UFMG faz parte. A competição visa ao desenvolvimento de conceitos inovadores no tratamento e reaproveitamento de efluentes industriais.

Os estudantes devem elaborar soluções conceituais, com base no desafio de encontrar caminhos para modernizar a indústria de laticínios por meio do aproveitamento de resíduos/efluentes como insumos no processo produtivo.

Três linhas temáticas foram definidas em parceria com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG: reuso de efluentes em processos industriais; aproveitamento energético de subprodutos gerados pelas tecnologias de tratamento de efluentes; opções para disposição de efluentes tratados e alternativas ao lançamento em corpos d'água.

Como parte prática, os participantes vão visitar e conhecer a realidade de uma indústria de laticínios em Sete Lagoas. As soluções propostas serão apresentadas a um júri composto de representantes brasileiros e holandeses.

A competição será realizada por videoconferência, a partir do auditório da Fundep, na Unidade Administrativa II, no campus Pampulha.

Fonte: Agência de Notícias UFMG