A Semana

Em 2015 a UFMG realiza sua XXIV Semana do Conhecimento, com o tema “Luminosidades”, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano propõe o tema “Luz, Ciência e Vida”. Esse é um evento anual da UFMG que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão, difusão e troca de conhecimentos, favorecendo a interação e compartilhamento de experiências. É voltado para professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da UFMG e aberto à comunidade externa.

Neste ano, mais de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão serão apresentados por estudantes da graduação e pós-graduação, no período de 19 a 23 de outubro, nos campi da UFMG em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e de Montes Claros, possibilitando espaço para a reflexão e a socialização da produção acadêmica. A programação inclui seminários, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, premiação de teses e diversificada programação cultural.

A programação da Semana do Conhecimento, coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) nesta edição, abriga atividades organizadas por instâncias institucionais diversas: Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), Diretoria de Ação Cultural (DAC), Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). Como principal novidade em relação às edições anteriores, em 2015 essa programação também inclui um extenso elenco de atividades promovidas por algumas Unidades Acadêmicas.

Deve-se registrar que a Semana do Conhecimento 2015 constitui a continuidade de um conjunto de eventos tradicionais da UFMG, incluindo: a XXIV Semana de Iniciação Científica, a XIX Semana de Graduação, o XVIII Encontro de Extensão, o V Seminário de Iniciação Científica Júnior/PRPq/COLTEC, a II Mostra de Projetos de Dissertações de Mestrado da UFMG e a V Jornada de Produção de Conhecimento pelos Técnico-administrativos em Educação, além de abrigar a primeira edição do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior.