Notícias

Instituições mineiras receberão R$ 4 milhões para investir em projetos de divulgação científica

terça-feira, 20 de outubro de 2015, às 15h30

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) abriram, em solenidade na noite de ontem, 19, no ICB, a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Estado e lançaram dois editais que preveem a liberação de R$4 milhões para apoiar a divulgação de ciência em universidades públicas ou confessionais e de instituições de ciência e tecnologia.

Os editais foram assinados pelo subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Leonardo Dias de Oliveira, e pelo diretor científico da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão, professor do ICB.

Cada edital vai disponibilizar R$ 2 milhões para estruturas de comunicação e para projetos de popularização do conhecimento, como forma de facilitar a disseminação e a democratização da informação sobre a produção de ciência e tecnologia em Minas Gerais e suas implicações na vida dos cidadãos e promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas. Os últimos editais com essa finalidade foram publicados em 2011.

“O objetivo é, sobretudo, estimular atividades inovadoras e criativas, envolvendo todas as instituições de ciência e tecnologia do estado”, explicou o professor Beirão.

Ele observou que a presença de muitos pesquisadores no evento representava um indício da valorização crescente dada à atividade. Beirão citou pesquisa recente do professor Yuri Castelfranchi, da Fafich, que mostra que a população é ávida por ciência. “Em algumas áreas, até supera o interesse por temas de reconhecido apelo, como esportes, o que mostra que iniciativas nessa área terão boa receptividade”, afirmou.

Abertos hoje, os editais estão disponíveis para consulta na página da Fapemig. Na entrevista abaixo, produzida pela Rádio UFMG Educativa, o professor Paulo Beirão dá mais detalhes sobre as linhas de financiamento.

Your browser does not support the audio element.

Desafio “Só com tecnologia e inovação aumentaremos a produtividade com menor custo”, afirmou o subsecretário Leonardo Oliveira. Segundo ele, o maior desafio de sua pasta é contribuir para diversificar a economia do estado. “Somos a terceira economia do Brasil, mas se tirarmos os números da mineração e do café, o estado fica em 22º lugar”, informou ele, para quem a transformação de Minas Gerais em um dos estados mais inovadores do Brasil prescinde de uma maior proximidade com a comunidade científica e de inovação.

A pró-reitora de Pesquisa da UFMG, Adelina Martha dos Reis, que representou o reitor Jaime Ramírez na cerimônia, lembrou que o crescimento da pesquisa no país está condicionado a sua visibilidade. “É preciso que a população saiba e reconheça o que significa fazer ciência no país e os seus resultados”, avaliou. “Contamos com pesquisadores competentes, que trabalham muito, mas faltam recursos para que essa pesquisa possa ser levada a outro patamar”, destacou.

Homenagens Falecidas em 2015, as biólogas Maria das Graças Ribeiro e Virginia Schall foram homenageadas durante a cerimônia, “por sua dedicação, incentivo e incansável luta pelo desenvolvimento da área e pela consolidação da Semana”, destacou a professora Adelina dos Reis, lembrando que as duas tinham fortes vínculos com o ICB. “O Museu de Ciências Morfológicas, criado pela professora Maria das Graças, desempenha papel marcante, especialmente no ensino fundamental. E Virgínia Schall foi nossa colega no Departamento de Fisiologia e Biofísica, onde fez o mestrado”, observou. As homenagens foram recebidas pela bióloga Bruna Schall, filha de Virgínia, que também atua no campo da divulgação científica, e por Antônio Carlos Ribeiro, irmão de Maria das Graças. Na solenidade, também foi anunciada a constituição da Rede de Popularização da Ciência, criada para fortalecer ações de divulgação científica em Minas Gerais. Entre outros instrumentos, a Rede deverá lançar portal para divulgar conteúdos produzidos pelas áreas de comunicação das instituições que a integram.

(Marcus Vinícius dos Santos/Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB)

Fonte: Agência de Notícias UFMG