Notícias

Lançamento de política de periódicos terá mesa-redonda com editores

quarta-feira, 21 de outubro de 2015, às 13h26

Toda a diversidade de periódicos publicada pela comunidade da UFMG passa a contar com diretrizes referenciadas em política institucional que será lançada nesta quinta-feira, 22, às 9h, no auditório da Reitoria, como parte da programação da Semana do Conhecimento UFMG 2015.

Às 9h30, a mesa-redonda Política de Periódicos no Brasil vai reunir o coordenador do portal SciELO, Abel Packer, o presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Sigmar Melo Rode, a professora aposentada da UFMG Nazareth Soares Fonseca, que representará o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, e o professor Sergio Cirino, diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq).

Na mesma solenidade será lançado portal eletrônico que dará acesso aos sites de cada periódico. O portal também abriga diretório com seis índices remissivos que oferecem informações sobre editores, unidade acadêmica à qual cada periódico está vinculado, principal área do conhecimento, classificação no Qualis Capes e indexadores. Disponibiliza ainda aba com notícias, canal de comunicação com o usuário, espaço com acesso restrito por senha para troca de experiências entre editores, autores e pareceristas e links para as redes sociais Twitter e Facebook.

Iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), a Política de Periódicos engloba ações como definição de critérios de qualidade, formação de editores e do corpo técnico, criação de fórum digital para troca de experiências e uma série de medidas que ampliem a visibilidade e garantam a diversidade e a excelência das publicações.

Leia mais sobre a Política de Periódicos da UFMG.

Fonte: Agência de Notícias UFMG