Melhores trabalhos recebem prêmio em cerimônia de encerramento

sexta-feira, 23 de outubro de 2015, às 17h59

Na solenidade de encerramento da 24ª edição da Semana do Conhecimento UFMG, na tarde desta sexta-feira, 23, os melhores trabalhos de graduação, pesquisa e extensão receberam prêmios e menções honrosas. A premiação incluiu também a produção dos servidores técnico-administrativos.

"Este é um momento especial para todos nós. Cumprimentamos todos os que apresentaram seus trabalhos", disse a vice-reitora Sandra Goulart Almeida. Em referência ao tema do evento – Luminosidades –, ela lembrou que a Universidade deve ser vista como um "lugar de luminosidade". "Nesse momento de dificuldades, aqui podemos fazer reflexão e temos capacidade de intervir nos rumos do país, trabalhando para o bem da sociedade".

Sandra Almeida citou os teóricos Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman, para falar de incertezas e esperança. "Não é hora de esmorecer nem de ser pessimistas. Esse evento mostra que nossa contribuição se dá na forma da interação das diversas formas de conhecimento", finalizou a vice-reitora.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que já havia proferido palestra na manhã desta sexta-feira, apresentou a Sociedade também para a plateia da solenidade de encerramento, destacando a atuação da entidade na resistência à ditadura militar, as 130 sociedades científicas afiliadas e a marca de mais de 10 mil sócios ativos. E concluiu sua fala com a apresentação das "virtudes humanas que efetivamente movem a ciência", como ética, desprendimento, generosidade. As virtudes foram representadas por cientistas – como o bioquímico José Baeta Vianna, a psiquiatra Nise da Silveira e a economista Maria da Conceição Tavares – que ela apresentou por meio de imagens e breves comentários e histórias.

Três mil trabalhos Durante a Semana, foram expostos cerca de três mil trabalhos, incluindo os produzidos no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, e por servidores técnico-administrativos em educação, em cursos de especialização e de mestrado. Cerca de 2,2 mil foram inscritos nas modalidades de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior – estes produzidos por estudantes do ensino médio, no Colégio Técnico (Coltec) da UFMG.

Os pôsteres foram selecionados em apresentações prévias nas unidades acadêmicas. Os melhores de cada área foram expostos no saguão da Reitoria e premiados no encerramento do evento.

Destaques As premiações abrangeram trabalhos apresentados em quatro modalidades: graduação, pesquisa, extensão e produção de servidores técnico-administrativos.

No encerramento da 24ª Semana de Iniciação Científica e do 5º Seminário de Iniciação Científica Júnior , realizados pela Pró-reitoria de Pesquisa, foram entregues aos autores dos trabalhos selecionados menções honrosas, dois grandes prêmios em cada uma das três grandes áreas – Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias –, um grande prêmio de Iniciação Científica Júnior e um grande prêmio de Tecnologia e Inovação.

No âmbito da Graduação, foram premiados oito trabalhos e entregues sete menções honrosas. [na foto, o pró-reitor Walmir Caminhas com a professora Julia Andrade, do ICA]

Entre os mais de 560 trabalhos apresentados no 18º Encontro de Extensão da UFMG, foram premiados 17 estudantes de graduação nas categorias Destaque da Extensão ou Menção Honrosa, em trabalhos que contemplam as oito áreas temáticas da extensão universitária: Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Trabalho, Tecnologia e Produção, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Educação.

A 5ª Jornada de produção de conhecimento pelos servidores técnico-administrativos em educação premiou os melhores trabalhos em duas categorias: trabalhos elaborados no curso de especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes) e dissertações de mestrado.

A pró-reitora de Pesquisa, Adelina Reis (à direita), premia a aluna Janaína Luchesi, acompanhada da pró-reitora adjunta, Monica Leão, e do presidente da Apubh, José Siqueira

Fernando Limoeiro recebe prêmio da pró-reitora de Extensão, Benigna de Oliveira (à direita), e da pró-reitora adjunta, Claudia Mayorga

O servidor José Carlos Tadeu (de camisa clara) com as pró-reitoras de Recursos Humanos Maria José Grillo (à esquerda) e Leonor Gonçalves (adjunta); Rogerio Fideles representou o Sindifes

Fonte: Agência de Notícias UFMG