Notícias

Abertas inscrições de trabalhos para Semana do Conhecimento

quarta-feira, 24 de agosto de 2016, às 16h00

Estão abertas até 23 de setembro as inscrições de trabalhos para apresentação na Semana do Conhecimento da UFMG, que será realizada de 17 a 21 de outubro, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros. A organização do evento reúne trabalhos nas áreas de graduação, pesquisa, extensão e recursos humanos.

Em 2016, o evento seguirá a temática Cultivar vidas: ciência e sociedade, com proposta de reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com os outros setores da sociedade. O assunto será abordado em consonância com o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Ciência alimentando o Brasil.

Inscrições No caso da graduação, o processo de inscrição começa com o envio de resumos de projetos relacionados ao Programa de Monitoria de Graduação (PMG), ProNoturno, Programa de Educação Tutorial (PET), entre outros, por meio do Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento, até 23 de setembro. Os dados de login e senha são os mesmos utilizados para acesso ao Portal MinhaUFMG. Os candidatos devem enviar resumo com introdução, objetivos, metodologia/desenvolvimento, resultados e avaliação/considerações finais, apoio e palavras-chave, estruturado em tópicos ou texto corrido.

Os trabalhos candidatos a participar da 25ª Semana de Iniciação Científica também devem ser apresentados em forma de resumo, com até três mil caracteres em texto único, além da indicação das palavras-chave (200 caracteres). É preciso acessar o endereço https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/pesquisa, utilizando o navegador Mozilla Firefox atualizado. Login e senha são os mesmos do MinhaUFMG.

Os trabalhos de extensão – contemplando diretrizes como indissociabilidade na relação com ensino e pesquisa, interdisciplinaridade, impacto e transformação (acadêmicos e sociais) – deverão ser apresentados por meio de resumos com introdução, objetivos, metodologia/desenvolvimento, resultados e avaliação/considerações finais, apoio e palavras-chave (máximo de quatro mil caracteres, incluindo espaços). O resumo pode ter forma de tópicos ou de texto. As inscrições serão realizadas no link da extensão no sistema Semana do Conhecimento.

As contribuições para a 6ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-administrativos em Educação deverão ser enviadas pelo site https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/prorh. No link Inscrições, os candidatos deverão fazer opção pela forma de apresentação do trabalho (oral ou pôster), acessar o espaço de postagem e digitar, no campo indicado, o resumo do trabalho, com até 500 palavras. A versão completa do trabalho deverá ser encaminhada para o e-mail ddp@drh.ufmg.br até o fim do período de inscrições. Mais informações sobre os procedimentos de inscrição para todas as áreas estão disponíveis no site do Semana da Conhecimento (no menu à esquerda, clicar em Inscrições e escolher a área de interesse). O site contém também modelos de pôsteres digitais e slides destinados a auxiliar na produção de conteúdo de maneira padronizada.

Mais de três mil trabalhos A Semana do Conhecimento é realizada anualmente, com participação de docentes, estudantes, servidores técnicos e administrativos em educação e da comunidade externa. Durante o evento, estudantes de graduação e pós-graduação e servidores apresentarão mais de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. As atividades estarão incluídas em eventos tradicionais da UFMG: 25ª Semana de Iniciação Científica, 20ª Semana de Graduação, 19º Encontro de Extensão, 6º Seminário de Iniciação Científica Júnior/PRPq/Coltec, 6ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-administrativos em Educação, 2º Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino e 2ª Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus.

A programação da Semana inclui também seminários, palestras, mesas-redondas, premiação de trabalhos acadêmicos e programação cultural diversificada. As atividades que compõem a programação, nesta edição coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), foram organizadas pelas outras pró-reitorias e diversas instâncias da Universidade.

Fonte: Agência de Notícias UFMG