Notícias

Biblioteca Universitária tem programação especial aberta ao público

segunda-feira, 17 de outubro de 2016, às 7h33

Palestra sobre o fenômeno Demência digital, apresentações do Portal de Periódicos Capes e mesa-redonda sobre a importância da informação científica para salvar vidas são algumas das atividades organizadas pela Biblioteca Universitária no âmbito da programação da 25ª Semana do Conhecimento.

Abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia, as atividades têm início nesta segunda-feira, 17, e terminam na quinta-feira, 20. Haverá lista de presença para emissão de certificado.

Programação: Dia 17, às 14h Palestra: O Portal de Periódicos Capes Convidada: Maria Clarice Lima Batista, bibliotecária do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes da Biblioteca Universitária Local: Sala de Treinamento da Biblioteca Central, campus Pampulha Sinopse: Fontes gratuitas e/ou abertas e fontes assinadas e disponibilizadas no Portal para a pesquisa científica Dia 18, às 10h Palestra: A Demência digital na contemporaneidade Convidada: Janetti Nogueira de Francischi, professora do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Farmácia Local: Espaço de Leitura – Biblioteca Central, campus Pampulha Sinopse: A palestra visa apresentar e discutir o significado do termo Demência digital e suas implicações contemporâneas, tendo como eixo condutor a experiência da palestrante como mãe e professora na área de Farmacologia da UFMG.

Dia 18, às 14h Palestra: O Espaço de Leitura da Biblioteca Central como possibilidade de diálogo com a sociedade: interlocução com as comunidades acadêmicas interna e externa Convidadas: Marília de Abreu Martins de Paiva, professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) e Marina Nogueira, coordenadora do Espaço de Leitura Local: Biblioteca Central - Espaço de Leitura Sinopse: Espaço de Leitura, importância como agente cultural e contribuição para sociedade

Dia 19, às 14h Palestra: A informação científica na prática do salvar vidas da atividade do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Convidados: Alina Gomide Vasconcelos, tenente da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e doutora em Psicologia da Saúde pela UFMG e Eduardo de Paula Lima, capitão da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Doutor em Psicologia pela UFMG Local: Espaço de Leitura – Biblioteca Central, campus Pampulha Sinopse: A importância da informação científica para a atividade de salvar vidas. Parcerias com a UFMG. A construção do periódico da Academia. Dia 20, às 16h Palestra: O Portal de Periódicos Capes: credibilidade na pesquisa científica Convidada: Maria Clarice Lima Batista – Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes da UFMG Local: Sala de Treinamento – Biblioteca Central Sinopse: Bases de pesquisa científica para a formação acadêmica

Fonte: Agência de Notícias UFMG