Notícias

Da pesquisa em educação aos zumbis no cinema: diversidade marca atividades desta segunda-feira

sexta-feira, 14 de outubro de 2016, às 15h41

A programação da Semana do Conhecimento desta segunda, 17, inclui diversas atividades na Escola de Veterinária, Biblioteca Central, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Faculdade de Letras (Fale) e Faculdade de Educação (FaE).

Na FaE, logo pela manhã, às 9h30, a professora Nilma Lino Gomes abre o Encontro de Pesquisa em Educação, com conferência sobre a dimensão política da pesquisa em educação. Ao longo do dia, ocorrem atividades especiais, apresentações de teses e painel temático. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Apoio à Pesquisa da FaE, pelo telefone (31) 3409-6367.

Na Escola de Veterinária, ocorrerão oito palestras simultâneas, das 13h às 14h. Os temas vão desde Dietas ancestrais para cães e Desafios da avicultura brasileira até Aquaponia e Por que levo meu animal ao banho semanalmente?. Sobre o último assunto, assista ao vídeo produzido pela TV UFMG:

Sintaxe Das 14h às 17h, a Fale sediará o workshop Semântica e Interfaces, em que alunos e professores da UFMG e de outras instituições apresentarão trabalhos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical (Nupes). O grupo investiga o léxico verbal do português brasileiro e sua relação com a sintaxe.

Na Biblioteca Central, a sala de treinamento recebe palestra de Maria Clarice Lima Batista, bibliotecária do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes da Biblioteca Universitária da UFMG, das 14h às 16h. Serão abordadas as fontes gratuitas/abertas e as fontes pagas disponibilizadas no portal de periódicos Capes para a pesquisa científica.

Zumbis, mutantes e outras ameaças: o cinema pós-apocalíptico e a sociedade contemporânea é o tema de palestra ministrada por Ana Lucia Modesto, do Departamento de Sociologia. Das 14h às 17h, na Fafich, a professora discutirá o monstruoso na contemporaneidade e a evolução histórica que o levou de repulsivo a fascinante. Assista a vídeo sobre o assunto produzido pelas equipe de Redes Sociais da UFMG:

Detalhes da programação da 25ª Semana do Conhecimento da UFMG podem ser consultados no site do evento.

Fonte: Agência de Notícias UFMG