Programação
______________________________________________________________________________
A Semana da Graduação tem o objetivo de socializar os projetos vinculados ao Programa de Bolsas da Prograd. Participarão da 24ª Semana da Graduação os seguintes programas de bolsas: Programa de Monitoria da Graduação (PMG 2020 – 2021, Formação Transversal, Licenciaturas, Programa Ações de Apoio à Graduação); Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET); Programa de Educação Tutorial-PET; PET-Interprofissionalidade; Prónoturno; Programa Imersão Docente (PID); Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (Pime); Programa de Incentivo à Formação Docente (PFID).
Os projetos serão apresentados nos dias 21 e 22 de outubro, em ambiente virtual.
Mais informações e pedidos de apoio podem ser solicitados pelo e-mail: semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br e pelo ramal 4058.
Orientações para a 24ª Semana da Graduação (inscrições e participação)
- As inscrições serão realizadas do dia 10 de agosto a 8 de setembro no sistema Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana).
- Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram o Programa de Bolsas da Graduação, alunos bolsistas e voluntários ativos nos programas.
- A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo Coordenador do Projeto, e os alunos vinculados ao programa deverão ser incluídos como coautores.
- O trabalho inscrito consistirá, obrigatoriamente, de: a) Resumo: deverá contemplar introdução, objetivos, métodos e resultados, conclusão, apoio e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. A estrutura do resumo pode ser dividida em tópicos ou em texto.
b) Pôster digital: deverá conter o título do trabalho, autores e outras informações e imagens que contribuam para a apresentação e avaliação do trabalho, em formato PDF, com tamanho máximo de 2Mb (usar arquivo “Modelo pôster” disponível no site do evento). A composição do pôster é livre. Propõem-se, como sugestão, os seguintes elementos: quem somos? (nome do projeto, curso, disciplina/atividades); o que propusemos? (objetivos); o que fizemos? (métodos e resultados); o que aprendemos? (conclusão);
c) Vídeo: deverá ter duração máxima de 5 minutos, deve apresentar a atividade do projeto, o desenvolvimento, os resultados entre outras informações necessárias ao entendimento da atividade. Deverá ser produzido, preferencialmente, em posição horizontal, com as dimensões da imagem de 1024 x 768 pixels, e com a proporção de 16:9 (1,77) (poderá ser feito com o aparelho celular).
O nome do projeto, nome do coordenador e participantes serão incluídos em espaço próprio distinto do local de inclusão do resumo, do pôster e do vídeo.
- Os trabalhos serão avaliados por uma comissão avaliadora de até três membros.
- Os projetos inscritos e aprovados serão apresentados com suporte do Pôster Digital. A apresentação deverá ser feita, preferencialmente, por um dos estudantes integrantes do projeto, porém o coordenador e demais participantes deverão estar presentes no ambiente virtual. A presença de toda a equipe possibilitará maior interação, discussão e socialização dos projetos.
- O tempo para apresentação será de, no máximo, 8 minutos e, após as apresentações, a comissão avaliadora discutirá os trabalhos com as equipes dos projetos. As apresentações serão nos dias 21 e 22 de outubro, em ambiente virtual. A comissão avaliadora terá acesso às inscrições dos trabalhos. No momento da apresentação, a comissão poderá tirar dúvidas sobre os trabalhos, e os autores terão a oportunidade de agregar informações. A Prograd divulgará com antecedência as informações necessárias para o acesso ao ambiente virtual.
- O cronograma das apresentações será divulgado após o encerramento das inscrições, por e-mail e na página da Prograd. É de responsabilidade do coordenador do Projeto acompanhar a publicação do cronograma.
- Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação. Solicita-se atenção às inscrições dos participantes, pois apenas os coordenadores de programas de bolsas são responsáveis pela correta inserção dos nomes dos que vão participar. A Prograd não se responsabilizará por alterações nesse campo. Não será possível, também, alterações posteriores ao fechamento do período de inscrição.
- Os critérios de avaliação dos trabalhos serão oportunamente comunicados aos coordenadores dos projetos.
- É necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos estudantes as orientações para a 24ª Semana da Graduação e incentive-os a participar das diversas atividades programadas para o evento: cerimônia de abertura, apresentação e debate dos projetos e premiação daqueles com destaque, entre outras.