Programação

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A Semana da Graduação tem o objetivo de socializar os projetos vinculados ao Programa de Bolsas da Prograd. Participarão da 24ª Semana da Graduação os seguintes programas de bolsas: Programa de Monitoria da Graduação (PMG 2020 – 2021, Formação Transversal, Licenciaturas, Programa Ações de Apoio à Graduação); Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET); Programa de Educação Tutorial-PET; PET-Interprofissionalidade; Prónoturno; Programa Imersão Docente (PID); Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (Pime); Programa de Incentivo à Formação Docente (PFID).

Os projetos serão apresentados nos dias 21 e 22 de outubro, em ambiente virtual.

Mais informações e pedidos de apoio podem ser solicitados pelo e-mail: semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br e pelo ramal 4058.

Orientações para a 24ª Semana da Graduação (inscrições e participação)

  1. As inscrições serão realizadas do dia 10 de agosto a 8 de setembro no sistema Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana).
  2. Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram o Programa de Bolsas da Graduação, alunos bolsistas e voluntários ativos nos programas.
  3. A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo Coordenador do Projeto, e os alunos vinculados ao programa deverão ser incluídos como coautores.
  4. O trabalho inscrito consistirá, obrigatoriamente, de:
  5. a) Resumo: deverá contemplar introdução, objetivos, métodos e resultados, conclusão, apoio e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. A estrutura do resumo pode ser dividida em tópicos ou em texto.
    b) Pôster digital: deverá conter o título do trabalho, autores e outras informações e imagens que contribuam para a apresentação e avaliação do trabalho, em formato PDF, com tamanho máximo de 2Mb (usar arquivo “Modelo pôster” disponível no site do evento). A composição do pôster é livre. Propõem-se, como sugestão, os seguintes elementos: quem somos? (nome do projeto, curso, disciplina/atividades); o que propusemos? (objetivos); o que fizemos? (métodos e resultados); o que aprendemos? (conclusão);
    c) Vídeo: deverá ter duração máxima de 5 minutos, deve apresentar a atividade do projeto, o desenvolvimento, os resultados entre outras informações necessárias ao entendimento da atividade. Deverá ser produzido, preferencialmente, em posição horizontal, com as dimensões da imagem de 1024 x 768 pixels, e com a proporção de 16:9 (1,77) (poderá ser feito com o aparelho celular).

O nome do projeto, nome do coordenador e participantes serão incluídos em espaço próprio distinto do local de inclusão do resumo, do pôster e do vídeo.

  1. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão avaliadora de até três membros.
  2. Os projetos inscritos e aprovados serão apresentados com suporte do Pôster Digital. A apresentação deverá ser feita, preferencialmente, por um dos estudantes integrantes do projeto, porém o coordenador e demais participantes deverão estar presentes no ambiente virtual. A presença de toda a equipe possibilitará maior interação, discussão e socialização dos projetos.
  3. O tempo para apresentação será de, no máximo, 8 minutos e, após as apresentações, a comissão avaliadora discutirá os trabalhos com as equipes dos projetos. As apresentações serão nos dias 21 e 22 de outubro, em ambiente virtual. A comissão avaliadora terá acesso às inscrições dos trabalhos. No momento da apresentação, a comissão poderá tirar dúvidas sobre os trabalhos, e os autores terão a oportunidade de agregar informações. A Prograd divulgará com antecedência as informações necessárias para o acesso ao ambiente virtual.
  4. O cronograma das apresentações será divulgado após o encerramento das inscrições, por e-mail e na página da Prograd. É de responsabilidade do coordenador do Projeto acompanhar a publicação do cronograma.
  5. Somente os participantes listados no resumo receberão o Certificado de Participação. Solicita-se atenção às inscrições dos participantes, pois apenas os coordenadores de programas de bolsas são responsáveis pela correta inserção dos nomes dos que vão participar. A Prograd não se responsabilizará por alterações nesse campo. Não será possível, também, alterações posteriores ao fechamento do período de inscrição.
  6. Os critérios de avaliação dos trabalhos serão oportunamente comunicados aos coordenadores dos projetos.
  7. É necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos estudantes as orientações para a 24ª Semana da Graduação e incentive-os a participar das diversas atividades programadas para o evento: cerimônia de abertura, apresentação e debate dos projetos e premiação daqueles com destaque, entre outras.