Trabalhos selecionados para apresentação online para o Comitê Avaliador Externo

Os trabalhos de Relevância Acadêmica pré-selecionados para a avaliação online farão uma apresentação para o Comitê Avaliador Externo da grande área do Conhecimento no dia 21/10/2020, quarta-feira.

As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal da Pró-Reitoria de Pesquisa no YouTube.

Confira os horários das apresentações e os selecionados:

[09:00-11:05] Grande Área Ciências da Vida
(Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde)
[11:30-13:00] Grande Área Ciências da Natureza
(Ciências Exatas e da Terra e Engenharias)
[13:30-15:15] Grande Área Humanidades
(Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística,
Letras e Artes)
[15:40-16:40] Seminário de Iniciação Científica Júnior
[17:00-18:20] Área Tecnologias – 17h às 18h20

Os estudantes selecionados receberão as orientações para apresentação em seu e-mail cadastrado no sistema de fomento da PRPq.

Parabéns a todos!


A 29ª Semana de Iniciação Científica e o 10º Seminário de Iniciação Científica Júnior integram a programação da Semana do Conhecimento da UFMG, que será realizada de 19 a 23 de outubro de 2020.

A 29ª Semana de Iniciação Científica e o 10º Seminário de Iniciação Científica Júnior têm o objetivo de divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFMG por estudantes bolsistas do ensino médio e da graduação, assim como voluntários, abrindo espaço para premiação dos que mais se destacarem.

Por meio de resumo de trabalho, pôster digital e vídeo-pitch, os estudantes têm a oportunidade de divulgar seus trabalhos de pesquisa à comunidade acadêmica, de forma interativa. O evento, que neste ano será no formato virtual, visa também criar mecanismo de avaliação dos trabalhos por docentes-pesquisadores da UFMG e de outras instituições.

Ao fazer a inscrição, o participante deverá enviar resumo do trabalho, pôster digital e vídeo-pitch. Apresentações orais serão realizadas conforme definição da Unidade Acadêmica. Os trabalhos de relevância selecionados nas Unidades serão avaliados por Comitê Externo, com apresentações orais no dia 21 de outubro.

As inscrições podem ser feitas por meio destes links:

https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana ou https://www.ufmg.br/prpq/semana-de-iniciacao-cientifica/.

Mais informações estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Pesquisa.

1 – É obrigatória a participação, no evento, dos alunos vinculados aos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PRPq-UFMG) especificados a seguir:

– Edital 04/2019 – PIBIC/CNPQ
– Edital 04/2019 – PIBIC AF/CNPQ
– Edital 05/2019 – PIBITI/CNPQ
– Edital 06/2019 – PIBIC EM/CNPQ

– Edital 07/2019 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG – PROEX/PRPq).

– Edital 03/2019 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC).
– Edital 09/2019 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC).
– Programa de Iniciação Científica Voluntária – alunos que iniciaram a ICV no período de 1/4/2019 a 31/3/2020.

2 – É permitida a submissão de um resumo por estudante de graduação ou ensino médio para apresentação na 29ª Semana de Iniciação Científica da UFMG e no 10º Seminário de Iniciação Científica Júnior, respectivamente, participantes de projetos de pesquisa na UFMG.

3 – Estudantes de outras instituições poderão se inscrever somente se participarem de edital obrigatório, conforme Item 1.

4 – O bolsista de iniciação científica deve ser, necessariamente, o autor principal do resumo.

5 – Somente o autor poderá fazer a apresentação do trabalho e deverá permanecer durante o período designado para atender ao público interessado.

6- Exclusivamente para o Programa de Iniciação Científica Voluntária, caso o orientador tenha mais de um aluno voluntário no mesmo projeto do Programa ICV, ele poderá indicar um voluntário para se inscrever e permitir que os demais voluntários constem como autores na mesma inscrição. O certificado ficará disponível para todos.