Transmissão pelo canal da PRPq no YouTube

O Movimento da Ciência Aberta tem com objetivo fazer a pesquisa científica (incluindo publicação de resultados, dados, amostras e softwares) bem como sua disseminação, acessível de maneira livre para toda a sociedade. 

Esse movimento vem avançando e ganhando novos destaques, mas com não poucas controvérsias. Por um lado o movimento da Ciência Aberta parece entender uma demanda da comunidade científica e já faz parte de acordos entre financiadores da pesquisa, editoras de artigos científicos e de redes de cooperações científicas internacionais. Por outro, o compartilhamento de dados tem se tornado uma obrigatoriedade de agências de fomento e de veículos de publicação. 

Apesar dos avanços tecnológicos dos últimos anos, garantir formas eficientes de disponibilização bem como de uso de dados  para compreender fenômenos naturais e sociais ainda é um grande desafio e de grande relevância principalmente paras as instituições públicas de ensino e pesquisa que hoje perguntam: Ciência Aberta: onde estamos e para onde iremos? 

Para contribuir na resposta a essa instigante pergunta, a Dra. Vanessa de Arruda Jorge (Fiocruz) e o prof. Fabiano Couto Corrêa da Silva  mostrarão como o uso de dados compartilhados pode ajudar a compreender problemas de saúde pública (ZIKA,  COVID-19). A profa. Fátima L. S. Nunes (USP) relatará as experiências de compartilhamento de dados em nível mundial e nacional, e a experiência e as ações da Universidade de São Paulo. Finalmente, o prof. Marcello Peixoto Bax (UFMG)  falará sobre portais para recuperação de dados científicos ricos em semântica usando ontologias.