Formado por Elise Pittenger no violoncello e Fernando Rocha na percussão, o Duo Qattus se apresenta durante a Cerimônia de Encerramento da Semana do Conhecimento UFMG, às 16h de sexta-feira, 23 de outubro, no YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A transmissão também será exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (youtube.com/culturaufmg).

O repertório inclui a canção Bachianas Brasileiras 5: I. Aria e Cantilena (1938), de Heitor Villa-Lobos, e Adagio para vibrafone e violoncello (2015), de Rufo Herrera.

O duo é resultado de muitos anos de colaboração entre Fernando e Elise. Eles começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010, em dois grupos de música contemporânea: o Oficina Música Viva e o Sonante 21. No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e, também, encomendaram obras especificamente para o duo. No final de 2011, fizeram seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, atuaram por duas semanas como artista residente no Banff Arts Centre (Canadá) realizando, na sequência, uma turnê por EUA e Canada. Atualmente, finalizam a gravação de seu primeiro CD, com obras brasileiras escritas para esta formação.