Transmissão pelo canal da TVUFMG e pelo
Facebook da UFMG

Do campo de busca do Google, passando pela mediação algorítmica e desembarcando em carros e sistemas dotados de capacidade de aprendizado, a chamada Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano. E a saúde é uma das áreas onde inúmeras inovações têm sido aplicadas. Cirurgias robóticas, diagnósticos mais precisos, recomendação de tratamentos com menos efeitos colaterais. Mas qual o impacto destas novas tecnologias na relação médico-paciente? Os médicos serão substituídos por robôs? Quais habilidades serão necessárias aos profissionais da saúde no futuro? Integrada à programação da Semana do Conhecimento, a próxima edição do UFMG Talks em casa vai receber os professores Marco Aurélio Romano Silva, da Medicina, e Wagner Meira Jr., da Computação, para uma conversa sobre os avanços da Inteligência Artificial aplicados à Saúde.

Marco Aurélio Romano Silva

Professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG, atua na área de neurociência, com ênfase em psiquiatria, medicina molecular, neuropsicofarmacologia e neuromodulação.

Wagner Meira Jr. 

Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, pesquisa sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados. É sub-coordenador do INCT-Cyber.