Busca no site da UFMG




Nº 1375 - Ano 29 - 21.11.2002


 

 

Ginástica aeróbica conquista medalhas

A equipe Cenesp UFMG/Unileste MG foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, realizado em Natal/RN, no início de novembro. A competição reuniu cerca de 150 atletas, representando grandes clubes como Vasco da Gama e São Paulo.

A equipe da Universidade contou com apenas oito atletas. "Nossa delegação foi uma das menores, mas, ainda assim, alcançamos boas colocações", diz a treinadora Kátia Lemos, professora da Escola de Educação Física. Na categoria infanto-juvenil mista, o trio formado por Samara Chagas, 11 anos; Lorena Gonçalves e Juliana Brasil, ambas de 12 anos, ganhou o bronze. Carolina Reis, 15 anos, faturou a prata na categoria juvenil individual. E a própria Carolina, ao lado de Geovana Furletti, 13 anos, e Mariana Alvarenga, 15 anos, conquistaram o segundo lugar na categoria trio juvenil.

Na categoria individual masculino adulto, o Cenesp UFMG/Unileste MG ganhou as medalhas de ouro e prata, com Marcisnei de Oliveira e Rodrigo de Sousa, respectivamente. E na categoria juvenil por equipe, Carolina, Geovana e Mariana conseguiram o segundo lugar.

Saúde no campus

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e a Casu promovem, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, sempre de 10h às 14h, na Praça de Serviços, uma série de atividades de promoção à saúde e à qualidade de vida no campus. A iniciativa inclui atividades de promoção à saúde bucal, teatro e minipalestras e orientações preventivas sobre câncer de mama e de próstata, diabetes, hipertensão, dosagem de glicose e verificação de pressão arterial. Mais informações pelos telefones (31) 3499-4191 e 3499-4501.

Eleições colegiadas

A UFMG realiza, nos dias 10 (apenas no Hospital das Clínicas) e 11 de dezembro (em todas as suas unidades), eleições para representantes docentes, discentes e técnico-administrativos para dos seus órgãos colegiados. Há 21 vagas abertas em seis instâncias: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo (CPPTA) e Conselho Diretor da Moradia Universitária. Mais informações pelos telefones 3499-4191 e 3499-4193 ou pelo correio eletrônico info@cac.ufmg.br.

UFMG nos tempos de chumbo

Um pouco da história da UFMG e de como a Universidade se relacionou com regimes autoritários está à mostra no segundo andar da Reitoria, dentro da exposição UFMG entre o passado e o futuro - autonomia e repressão.

São cinco vitrines e dois painéis com documentos e fotografias que registram passagens históricas, como a recusa da UFMG em aplicar o decreto de Getúlio Vargas aprovando todos os alunos da Universidade em 1930, evento que culminou com a renúncia do então reitor Mendes Pimentel. Há também documentação sobre a reforma universitária aprovada pelo governo militar em 1968, a invasão da Faculdade de Medicina durante o 3º Encontro Nacional de Estudantes, além de registros da volta à Universidade de professores aposentados compulsoriamente pelos militares.

Segundo a professora Maria Efigênia Lage de Resende, curadora da exposição, os objetos à mostra são uma ótima referência para o sistema universitário brasileiro pensar a sua história. A mostra faz parte das comemorações dos 75 anos da UFMG.

Amílcar de Castro

Morreu na noite de 21 de novembro, em Belo Horizonte, aos 82 anos, o artista plástico Amílcar Augusto Pereira de Castro.

Amílcar nasceu em 1920, em Paraisópolis, sul de Minas, e, em 1942, paralelamente ao curso de Direito, começou a estudar escultura na Escola de Arquitetura e Belas-Artes, em Belo Horizonte, onde foi aluno do austríaco Franz Weissman. Na mesma época, na Escolinha de Pintura do Parque, onde hoje está localizado o Palácio das Artes, freqüentou as aulas de Guignard, com quem aprendeu a desenhar e recebeu as primeiras noções de escultura.

Na década de 50, além de assinar o Manifesto Neoconcreto, ganhou o Prêmio de Viagem ao Exterior do XVII Salão Nacional de Arte Moderna, e foi para Nova York. Em seguida, viajou para Nova Jersey, onde começou a usar chapas de aço em esculturas que o consagrariam.

Amílcar manteve estreita relação com a Universidade. Formou-se em Direito pela UFMG em 1945 e foi professor da Escola de Belas-Artes de 1974 até 1991.Em dezembro de 2000, ele foi homenageado com a Medalha UFMG. Entre 5 de setembro e 28 de outubro de 2002, 14 esculturas monumentais e cinco desenhos de grandes proporções feitos pelo escultor estiveram expostos no campus Pampulha, como parte das comemorações dos 75 anos da Universidade.

Arquitetura

O professor Leonardo Barci Castriota foi empossado, no dia 5 de novembro, como diretor da Escola de Arquitetura. Graduado em Arquitetura pela UFMG e doutor em Filosofia também pela Universidade, Castriota foi pesquisador do Getty Conservation Institute em Los Angeles e, atualmente, é pesquisador do CNPq.

Na Escola de Arquitetura, ele chefiou o departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo, coordenou o curso de especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica e foi membro do Colegiado de Pós-Graduação da Escola de Arquitetura no período de 1996 a 2002.

A nova vice-diretora, professora Marieta Cardoso Maciel, tomará posse no dia 28 de dezembro. Doutora pela Universidade de São Paulo, dirigiu o Parque Municipal Américo Giannetti. Na UFMG, foi subchefe do departamento de Planejamento Arquitetônico.