Busca no site da UFMG




Nº 1396 - Ano 29 - 15.05.2003


 


Vídeo científico

Pela quinta vez, um vídeo do professor Fernando Cançado Trindade, da Faculdade de Medicina da UFMG, recebeu premiação no festival de vídeos do principal congresso da área, patrocinado pela Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS). O trabalho, premiado na cidade americana de São Francisco, abordou novas aplicações da tecnologia de rádio-freqüência em cirurgia refrativa. Fernando Trindade, que é chefe do Serviço de Catarata e Córnea do Hospital São Geraldo, do Hospital das Clínicas, estava entre os 175 inscritos e 21 premiados, escolhidos pelo júri composto por nove professores norte-americanos. Os trabalhos premiados serão reunidos em DVD para distribuição e divulgação internacional.

Inventário

A propósito da matéria História radiografada, publicada na edição 1.395 (8/5/2003), sobre o inventário dos imóveis de Ouro Preto e Mariana, a professora Fernanda de Moraes, subcoordenadora do projeto, esclarece que os dados coletados no trabalho estão sendo analisados por professores dos departamentos de Urbanismo e de Projeto da Escola de Arquitetura. Numa primeira abordagem, essa análise é feita apenas sobre os imóveis residenciais submetidos ao levantamento completo - 543 em Ouro Preto e 236 em Mariana. Portanto, é sobre esse universo que foram detectados os índices de 32% (Mariana) e 40% (Ouro Preto) de imóveis com problemas graves de conservação, e não sobre os 1.600 casarões mencionados na reportagem.

Capes/Cofecub

Propostas de projetos com universidades francesas podem ser apresentadas, até 31 de maio, ao programa Capes/Cofecub. Para participar, os candidatos devem estar vinculados a um programa de pós-graduação stricto sensu, avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; justificar a pertinência da parceria com a equipe francesa, podendo também haver participação de outras equipes; apresentar a aprovação do curso de Pós-Graduação pertinente ou da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, apontando o interesse institucional no projeto. Já o projeto em rede ou associado deve também ser aprovado pela Pró-Reitoria da instituição de ensino co-participante. Os projetos devem ser inscritos na página www.capes.gov.br/cooperacao/institucional/franca/cofecub.html. Mais informações: www.ufmg.br/cointer ou pelos telefones (31)3499-4401 e 3499-4025.

Terreno à venda

A UFMG recebe, até 12 de junho, propostas financeiras para a venda de terreno de 840 metros quadrados, composto por dois lotes, na esquina das ruas Ouro Preto e Alvarenga Peixoto, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O preço mínimo do imóvel foi fixado em R$ 1.137.360,00 (R$ 1.354,00 o metro quadrado). Os interessados devem apresentar, para habilitação, propostas e documentos em envelopes lacrados, até as 14 horas daquela data, no guichê da sala 3 do Departamento de Serviços Gerais (DSG), no campus Pampulha.

Os recursos provenientes da venda serão usados para financiar parte das obras dos prédios do anexo do Instituto de Geociências (IGC) e dos departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no campus Pampulha. As obras serão iniciadas ainda este ano. O edital encontra-se na página www.ufmg.br/noticias/no_05052003_venda.shtml e também pode ser obtido gratuitamente por meio de solicitação formal pelos telefones (31) 3499-4674 e 3499-4681.

Travessia em suspenso

Está aberta, até 29 de maio, a mostra Travessia em suspenso, que reúne trabalhos de cinco artistas plásticos brasileiros e franceses na Galeria da Escola de Belas-Artes (EBA). As obras foram desenvolvidas exclusivamente para o espaço onde estão expostos e se inscrevem em projeto de estreitamento das relações culturais entre a UFMG e a Universidade de Sorbonne, Paris. Estão expostas obras de Christine Enrègle, Edna Moura, Flávia Dutra, Florent Trochel e Sandrine Mahieu. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A EBA fica na avenida Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha.

Ginástica aeróbica

A reitora Ana Lúcia Gazolla recebeu em seu gabinete, no dia 2 de maio, a equipe de ginástica aeróbica da UFMG, que participou da Suzuki World Cup 2003, no Japão, e que trouxe na bagagem uma medalha de bronze e três quintos lugares. No encontro, a treinadora da equipe, professara Kátia Lemos, salientou as dificuldades enfrentadas pelos ginastas para obter patrocínios e parcerias que assegurassem sua presença no Japão. "Tivemos que treinar sem saber se conseguiríamos participar da competição", conta a técnica, que se empenhou pessoalmente para conseguir os 13 mil dólares necessários.

A reitora Ana Lúcia ressaltou a importância da obtenção de recursos para estabilizar o orçamento do grupo e se comprometeu a fazer gestões junto a órgãos como o Ministério do Esporte e Turismo e a Fundep, além de prometer apoio do projeto UFMG Jovem. "A equipe de aeróbica da UFMG é uma das boas coisas que temos", elogiou a reitora.

Sexo seguro

Camisinha é como batom: não pode faltar na bolsa. Esse é o lema da campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, realizada durante o mês de maio no campus Pampulha. A campanha, organizada pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e pela Coordenadoria DST/Aids, baseia-se na distribuição de uma nécessaire com camisinha às mulheres que freqüentam a Universidade. "Usamos este mote, pois maio é o mês das mulheres, mas distribuiremos os preservativos também para os homens", diz a coordenadora de Assuntos Comunitários, Maria Célia Nogueira Lima. Junto com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos, a CAC é responsável pela execução da campanha na Universidade.