Busca no site da UFMG




Nº 1396 - Ano 29 - 15.05.2003


Deus e Mefisto na torre de marfim

Pesquisa da aluna de Artes Cênicas produz esquete e artigo científico sobre Fausto, de Goethe

Manoella de Oliveira

ambigüidade do ser. Poucos autores tiveram tanta sensibilidade quanto Goethe para mostrar, em Fausto, as divisões e indefinições do homem. Com essa idéia na cabeça (mas sem a câmera na mão), Michelle Cristina Alves Silva, aluna do quinto período de Artes Cênicas, partiu para o estudo de uma das maiores obras-primas da literatura mundial. São dois os produtos da pesquisa, financiados pelo CNPq. Um estudo teórico, divulgado na forma de artigo e onde estão avaliações sobre a carnavalização e a bufonaria em Goethe. E um esquete em que, ao lado da também aluna Lucilene França, Michelle propõe uma encenação para o Prólogo no Céu. Nesta parte da peça, Deus e Mefistófeles conversam sobre a humanidade e fazem uma aposta pela alma de Fausto.

"A proposta de encenação trabalha com a ambigüidade do homem: ao mesmo tempo, os personagens carregam virtudes e defeitos em seus caráteres", diz Michelle. Para ela, a figura de Fausto, um homem que vende a alma para o Diabo em troca de bens materiais e poder sem limites, retrata muito bem o homem pós-moderno, que busca o desenvolvimento, mesmo que, para isso, tenha que dizimar muitas vidas. "Fausto continua sendo uma obra atual, que mostra o quanto a essência do homem não mudou muito ao longo do tempo: ele carrega dentro de si um anjo e um deus que o atormentam por toda a vida", ressalta.

O esquete foi apresentado no dia 7 de maio aos alunos da disciplina História do teatro e da literatura dramática, com o objetivo de mostrar os resultados parciais do estudo e para que os estudantes conhecessem a obra e as possibilidades de pesquisa dentro da UFMG. A encenação volta ao palco do auditório da Escola de Belas-Artes (EBA) no dia 11 junho, como parte da programação do Ceníssimas. Haverá também apresentações na Faculdade de Letras (Fale) e nas Artes Cênicas, mas essas ainda não têm datas definidas.

Orientada pelo professor Marcos Antônio Alexandre, da Fale, a aluna pretende apontar como a carnavalização, os festejos carnavalescos de uma sociedade, contribuem para a vida do homem em comunidade e a importância da comicidade para o bem-estar humano.

Segundo Michelle, o indivíduo vive situações paralelas na sociedade. "Uma vida oficial, na qual cumpre os deveres de cidadão, age de forma polida com os outros; e uma outra, que é vivida em situações e ocasiões determinadas, como nos festejos carnavalescos, em que a sociedade dá vazão a todo o lado humano sarcástico, derrisor, jocoso", explica. Em Fausto, há indícios da importância desses "ritos de passagem", que contribuem para o seu viver em sociedade.

Fausto

Obra-prima do romantismo alemão, Fausto foi escrita por Johann Wolfgangvon Goethe (1749-1832) em plena época do Sturm und Drung (Tempestade e ímpeto), movimento dos românticos contra o século das luzes, e a favor do empirismo. No poema, que começa a ser redigido em 1774 e só é concluído em 1830, Goethe retrata a busca incessante da humanidade pela transcendência aos limites humanos do conhecimento.

Entre as grandes obras do escritor alemão, estão De Lieden des Jungen Werthers (Os sofrimentos do jovem Werther, conhecida também como Werther, 1774) e Wilhelm Meisters Lehrjare (O Aprendizado de Wilhelm Meister, 1824-1829).


Sai a lista de contemplados pelo Paie

ezoito eventos, dos 40 apresentados à primeira entrada de 2003 do Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie), foram selecionados pelas câmaras das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UFMG, com verba total de quase R$ 29 mil. Os eventos contemplados serão realizados nos meses de maio, junho, julho e agosto.

Candidatos à segunda entrada do Paie neste ano (eventos com realização prevista para setembro, outubro, novembro e dezembro) podem enviar os projetos à Proex até 15 de agosto. As informações estão na página www.ufmg.br/proex.

Confira a lista de agraciados no primeiro semestre:

Ação do Carro-Biblioteca - 30 anos de atividades

¨ Exposição coletiva franco-brasileira: Travessia em suspenso

¨ Ciclo de estudos e concertos: a sonoridade particular do órgão de tubos

¨ Fórum de discussão e reflexão para construção coletiva de saberes e desafios dos novos

¨ X Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional-Anpur

¨ Colóquio Simone Well

¨ A leitura em pauta: reflexão acerca da formação do leitor

¨ I Encontro Anual de Pesquisa em Bioquímica e Imunologia da UFMG

¨ 15a Semana do Produtor Rural

¨ III Ciclo de Palestras do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis

¨ II Seminário de Divulgação do Centro de Pesquisa em Hidráulica e Recursos Hídricos

¨ Wollic 2003 _ Workshop on Logic, Information and Computation

¨ XXI Encontro Anual Helena Antipoff

¨ 6o Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha

¨ XXIV Simpósio Acadêmico de Estudos Farmacêuticos

¨ XIV Escola de Inverno do Departamento de Física

¨ VII Ciclo de Extensão em Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG

¨ Dia da Amizade