Busca no site da UFMG




Nº 1413 - Ano 29 - 23.10.2003

Hospital das Clínicas

Até 7 de novembro, todos os candidatos inscritos no concurso do Hospital das Clínicas receberão, em casa, o comprovante definitivo de inscrição. Quem não tiver recebido o documento até esta data deverá procurar a Unidade Administrativa III, no campus Pampulha, entre 9 e 16 horas. Com o concurso, o HC espera preencher parte das 600 vagas ocupadas por funcionários contratados pela Fundep. São oferecidas 230 vagas em sete cargos técnicos. Mais informações pelos telefones (31) 3499-4486 e 3499-4487.

Computação

Terminam no dia 7 de novembro as inscrições ao curso de pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG, nos níveis de mestrado e doutorado. Um dos cinco melhores do país, segundo avaliação da Capes, o curso formou, até junho de 2003, 480 mestres e 34 doutores.

O processo de seleção baseia-se em análises do histórico escolar, do currículo, das cartas de recomendação e do plano de curso. São oferecidas 40 vagas para o mestrado e dez para o doutorado. Outras informações pelo telefone (31) 3499-5865, pelo correio eletrônico cpgcc@dcc.ufmg.br ou pela página www.dcc.ufmg.br/pos.

Políticas da juventude

Será realizado, sábado e domingo, 25 e 26 de outubro, na Faculdade de Direito (avenida João Pinheiro, 100), o 1o Seminário de Políticas Públicas da Juventude. A promoção é do projeto D.Ver. Cidade Cultural, rede de agentes culturais mantida por meio de parceria entre o Centro Cultural UFMG, o Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG e a ONG Contato.

O seminário, aberto ao público, deverá reunir cerca de 500 jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte, representantes do terceiro setor, partidos políticos, órgãos públicos, professores e entidades ligadas à juventude. O objetivo é mobilizar os jovens, sensibilizar a sociedade civil, cobrar do poder público políticas voltadas para a juventude e articular um fórum permanente de discussão. Mais informações pelos telefones (31) 3238-1078, 3238-1079 e 3241-4108, e na página www.contato.crj.org.br.

Ciências Biológicas

Os 60 anos de criação do curso de Ciências Biológicas e os 35 de fundação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) foram comemorados em cerimônia realizada no dia 14 de outubro. Em clima de informalidade e bom humor, o professor Jenner Procópio Alvarenga (foto), que está escrevendo um livro sobre a história das Ciências Biológicas na UFMG, lembrou que, apesar de ter sido criado em 1943, o curso só conseguiu ocupar todas as 40 vagas que oferecia em 1968. "Durante grande parte do curso, fiquei na sala de aula acompanhado apenas do professor", recordou o então aluno único.

Já o diretor do ICB, Carlos Alberto Pereira Tavares, apresentou um panorama que confirma a excelência das atividades da Unidade: "Esta data nos permite extrair lições para o presente e planejar o futuro". A reitora Ana Lúcia Gazzola foi representada na sessão pelo chefe de gabinete Mauro Braga.

Coleta seletiva

Cinqüenta pessoas que trabalham em atividades de limpeza na Escola de Engenharia participaram, no útimo dia 14, de um curso introdutório de coleta seletiva de lixo. Promovida pelo Sigers (Soluções Integradas para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos), grupo de pesquisa da Escola de Engenharia, e pela Comissão de Meio Ambiente da Unidade, a atividade reuniu estagiários da Cruz Vermelha, porteiros e profissionais da área de serviços gerais que atuam nos prédios do centro da cidade e do campus Pampulha.

O curso contou com aula expositiva, projeção de filme e exercícios práticos. Seus participantes receberam uma cartilha que mostra a importância de reduzir e reutilizar o lixo produzido e ensina a separar materiais recicláveis por categoria e recipiente adequado. A realização do curso faz parte do processo de implantação do sistema, que prevê para novembro a instalação de caixas coletoras nas cores padronizadas da coleta seletiva.

Jazz

A fusão de elementos da música clássica com o jazz é a marca do trabalho do Quarteto Carajazz, que se apresenta nesta quarta-feira, dia 29, às 12h30, em mais uma edição do projeto Quarta Doze e Trinta. O concerto será no auditório da Reitoria, com entrada franca.

Composto por músicos de sólida formação, o Quarteto executará obras de George Gershwin, Dave Brubeck, Paul Desmond, Jethro Tull, Claude Bolling, Villa Lobos, Tom Jobim e Egberto Gismonti.

Projeto Cariúnas

O Projeto Cariúnas apresenta no sábado, dia 25, às 16h30, e domingo, 26, às 10h30, no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60), seu novo musical: Mistura Brasil, que exalta a formação do povo brasileiro, fruto da miscigenação das etnias indígena, negra e portuguesa. Um dos diferenciais da montagem está na participação dos jovens - são 67 atores entre sete e 17 anos - em todas as etapas de produção. O espetáculo foi concebido pela professora Jussara Fernandino, da Escola de Música, e pela coreógrafa Tercia Cançado. A direção geral é da pianista Tânia Mara Lopes Cançado, professora aposentada da Escola de Música. O Cariúnas é mantido pela Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, sob a orientação de professores e estagiários da Escola de Música da UFMG e da Academia de Dança Toute Forme. Os ingressos custam R$ 5.

ERRAMOS - Guia do Estudante

Na matéria UFMG lidera ranking do Guia do Estudante, publicada na edição passada, o BOLETIM informou incorretamente que as dez primeiras instituições do ranking são públicas. Nessa lista, há uma universidade particular, a PUC-RJ, que ficou em sexto lugar.