Busca no site da UFMG




Nº 1418 - Ano 29 - 27.11.2003


 


Dança contemporânea

O Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional promove, no período de 4 a 6 de dezembro, o III Seminário de Dança Contemporânea. O objetivo do evento, que será realizado no auditório da Unidade, é discutir o estágio atual dos estudos na área de dança, a partir de paradigmas da Linguística, Semiótica, Filosofia e Medicina Ortopédica, entre outras áreas.

Além das mesas-redondas, que contarão com especialistas como Helena Katz (PUC-SP) e Cristina Magro (Fale/UFMG), o seminário será palco de uma mostra de trabalhos práticos, como o vídeodança, desenvolvido pelo Programa de Dança Experimental. Destaque também para as oficinas de Dança e improvisação e Pedagogia do relaxamento – Técnica Karild, que serão ministradas, respectivamente, pelas professoras Isabel Coimbra e Fernanda Lemos, ambas da UFMG.

As inscrições, gratuitas, ficarão abertas até o preenchimento das 200 vagas disponíveis. Mais informações pelo telefone (31) 3499-2314 e cenex@eef.ufmg.br.

Revista Eletrônica

Foi relançada este mês, durante o V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciências da Informação, a revista eletrônica Memex. Trata-se de publicação bimestral que abriga estudos desenvolvidos por um grupo de pesquisa da Escola de Ciência da Informação, sob a coordenação da professora Maria Aparecida Moura.

Memex veicula artigos que discutem a relação entre cultura, informação e tecnologia e apresenta as novas tendências nacionais e internacionais dessa área. Segundo Maria Aparecida Moura, a revista permite a interlocução entre diversas áreas do conhecimento interessadas em cibercultura, possibilitando uma compreensão ampliada da chamada cultura digital. A Memex pode ser acessada na página www.eci.ufmg.br/memex.

Visconti e Pasolini

Termina nesta sexta-feira, dia 28, o seminário internacional O comunismo herético de Visconti e Pasolini, promovido pela Escola de Belas-Artes, sob a coordenação do professor Luiz Nazário e que tem como convidado o professor Carlo Varotti, da Universidade de Bolonha.

O seminário debate as diferenças entre os discursos políticos dos comunistas históricos e os discursos estéticos de Luchino Visconti e Pier Paolo Pasolini, cineastas engajados no Partido Comunista Italiano. As discussões abordam também a sexualidade dos dois artistas, condenada pela moral comunista, e a relação com o ideário socialista tradicional. O evento será encerrado com a exibição, a partir de 18 horas, do filme Teorema, dirigido por Pasolini, com comentários do professor Luiz Nazário.

Homenagem

As irmãs Ormesinda Martins da Silva e Elazir Martins de Lima, que ajudaram a fundar a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, foram homenageadas no último dia 19, durante mais uma edição da série VivaMúsica, promovida pela Unidade. A apresentação reuniu músicos da própria Orquestra e do Coro de Câmara.

Ormesinda e Elazir atuaram na Orquestra durante 25 anos (de 1965 a 1990). Ormesinda, que ainda hoje, aos 84 anos, toca violino, estudou no Conservatório UFMG, ingressando mais tarde, por concurso, no conjunto então regido pelo maestro Carlos Alberto Pinto da Fonseca.

Formação de ator

O Teatro Universitário (TU) receberá, entre 1º de dezembro e 30 de janeiro, inscrições ao exame de seleção para admissão no curso de Formação de Ator, habilitação técnica – ensino médio. O curso dura três anos, e podem se inscrever candidatos com mais de 16 anos e que tenham concluído o ensino fundamental. Para a próxima entrada, em 2004, são oferecidas 20 vagas.

Ao preço de R$ 45, as inscrições devem ser feitas na Seção de Ensino do Teatro Universitário, sendo suspensas no recesso de Natal e Ano Novo (22 de dezembro a 2 de janeiro). O Teatro Universitário fica à rua Carangola, 300, no bairro Santo Antônio. A íntegra do edital de seleção está na página www.ufmg.br.

Quarta doze e trinta

A transcriação de uma obra-prima de Bertolt Brecht é o destaque da programação da próxima edição do programa Quarta Doze e Trinta, no auditório da Reitoria. O Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação (Grupa) da UFMG apresenta nesta quarta, dia 3, às 12h30, o espetáculo Nossa pequena Mahagonny (foto), inspirada no texto-ópera do dramaturgo alemão.

Em cartaz até o final desta semana no Centro Cultural UFMG, a montagem faz uma crítica contundente à sociedade contemporânea, fortemente influenciada pelos meios de comunicação de massa. A direção cênica é de Lenine Martins e a direção musical, de Ernani Maleta e Fernando Rocha. A entrada é franca.

Erramos

Padaria Belas-Artes

A propósito da nota Padaria Belas-Artes, publicada na página 7 da edição 1.415 do BOLETIM, o professor Vlad Eugen Poenaru, coordenador do periódico (e não do jornal, como registrou o texto), esclarece que o objetivo do projeto não é só enfocar pesquisas “na área das artes visuais clássicas, mas também em áreas afins”. Vlad define o projeto “como uma interpretação conceitual do corpo, em que são analisadas várias materializações do tema a partir de conceitos filosóficos, poéticos, históricos e visuais dos corpos existentes no universo humano”.
Padaria Belas-Artes é uma publicação do Programa de Aprimoramento Discente (PAD) da UFMG com periodicidade quinzenal e tiragem de 500 exemplares.