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Nº 1418 - Ano 29 - 27.11.2003

Capes quer avaliar Portal periódicos

 

Ana Rita Araújo


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mantém o Portal Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br), com texto com- pleto de artigos de 3.500 revistas científicas nacionais e estrangeiras, pretende que os usuários avaliem a qualidade do serviço e das publicações disponíveis. Ao entrar no ícone "pesquisa", os internautas podem selecionar as áreas do conhecimento em que atuam e preencher formulário com questões sobre freqüência de acesso, inexistência de títulos de interesse para sua área de atuação, dificuldades de navegação, entre outras informações que darão, aos coordenadores do serviço, a possibilidade de aperfeiçoar o portal.

O acesso a textos completos ou a bases referenciais é gratuito a partir de computadores que tenham o Internet Protocol (IP) nas instituições vinculadas à Capes. Os assinantes do serviço Way Internet também têm livre acesso ao Portal. Na UFMG, o serviço é coordenado pela bibliotecária Jane Rodrigues Guirado, chefe da Divisão de Planejamento e Divulgação do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

"É muito importante que, ao utilizar o portal, o pesquisador avalie a qualidade do conteúdo oferecido. Desse modo, será possível ajustá-lo às demandas dos usuários", diz a vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Anália Gandini. Ela lembra que a manutenção do portal é cara, devido ao alto custo das assinaturas, e a pesquisa de opinião dará subsídios para o direcionamento adequado dos recursos públicos.

Acesso

Ferramenta básica da troca científica, os periódicos impressos nem sempre estão disponíveis em todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), por causa do seu alto custo. Como forma de democratizar o acesso a tais publicações, a Capes criou, há cerca de três anos, o Portal Periódicos, que pode ser acessado por todos os professores, pesquisadores e alunos das 97 instituições participantes - além das Ifes, universidades públicas com programas de pós-graduação e instituições privadas de ensino superior com programa de doutorado com nota igual ou superior a cinco na última avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, realizada pela Capes.

Segundo Anália Gandini, a UFMG é uma das Ifes que mais acessam o Portal, o que revela a preocupação dos pesquisadores de se manterem sempre atualizados com a troca de conhecimentos científicos.

Logo que implantou o Portal Periódicos, em 2001, a Capes treinou cinco funcionários da UFMG, que se tornaram multiplicadores das informações sobre a navegação no site. Desde então, centenas de alunos e professores, de graduação e de pós, além dos funcionários das bibliotecas, receberam treinamento. "No Portal há várias bases de dados, com diferentes interfaces. O treinamento, feito em apenas quatro horas/aula, ajuda muito o pesquisador a encontrar mais rapidamente o que ele procura", explica a bibliotecária Jane Rodrigues Guirado.

Com 240 vagas, as últimas turmas deste ano encerraram o treinamento no dia 21 de novembro. "Todos os semestres, novos grupos são organizados. Os interessados devem procurar as blibliotecas de suas respectivas unidades acadêmicas", informa a bibliotecária.

 

Biblioteca recebe comunidade externa

Desde outubro, a Biblioteca Universitária vem recebendo alunos da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, que participam de visitas orientadas a exposições e de oficinas de artes. Os visitantes também assistem a apresentações de grupos da Escola de Música da UFMG, que acontecem mensalmente no prédio da Biblioteca. Em outubro, 250 crianças participaram do projeto e para 2004 a Biblioteca está firmando parceria com o Programa UFMG Jovem, com o objetivo de ampliar o número de escolas. "Somos freqüentemente procurados por escolas, para que as crianças conheçam a nossa biblioteca, que ocupa um prédio inteiro - geralmente, nas escolas, a biblioteca ocupa uma pequena sala. Com este novo projeto, esperamos estimular a vinda das crianças e oferecer a elas outras atividades", diz a bibliotecária Jane Rodrigues Guirado, chefe da Divisão de Planejamento e Divulgação do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

 

 


Saem editais para bolsas da graduação

Pró-Reitoria de Graduação acaba de lançar três editais com oferta de bolsas para os programas de Iniciação à Docência (PID), Bolsas Acadêmicas Especiais (PAE) e Aprimoramento Discente (PAD), todos abertos a alunos de graduação. "A novidade, este ano, é que a Câmara de Graduação reformulou os editais, deixando claras as especificidades de cada programa, o que vai facilitar a elaboração dos projetos", comenta a pró-reitora de Graduação Cristina Augustin.

Os departamentos têm até 23 de dezembro para enviar os projetos a julgamento. As bolsas são mantidas com recursos provenientes da rubrica Outros Custeios e Capital (OCC) do orçamento. Os editais estão disponíveis na página: www.ufmg.br/prograd.

 

Conheça os programas

- Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PID) - tem por objetivo apoiar projetos que incentivem o interesse do estudante pela carreira docente do ensino superior e dar suporte às atividades acadêmicas curriculares vinculadas ao projeto.

- Programa de Bolsas Acadêmicas Especiais (PAE) - procura incentivar projetos que busquem o desenvolvimento de atividades que tragam ganhos qualitativos para o ensino de graduação; oferece oportunidades de complementação acadêmica para alunos; e estimula a interdisciplinaridade.

- Programa de Aprimoramento Discente (PAD) - busca apoiar projetos que permitam aos alunos diversificação de oportunidades de aprendizado acadêmico a partir de tema definido e de condições para o desenvolvimento de sua capacidade de análise crítica; propicia a atuação dos bolsistas como agentes multiplicadores, disseminando novas idéias e práticas entre os alunos do curso; e promove a execução de atividades extra-classe que permitam a interação dos alunos do programa com o corpos docente e discente da instituição.