Busca no site da UFMG




Nº 1418 - Ano 29 - 27.11.2003


Sociologia discute as interlocuções do pensamento de Max Weber

 

Fiorenza Carnielli

 

s departamentos de Sociologia e Antropologia e de Filosofia da Fafich promovem, nos dias 3 e 4 de dezembro, a Primeira Jornada das Ciências Sociais, sobre o tema O pensamento de Max Weber e suas interlocuções. O evento acontece no auditório da Faculdade de Letras e conta com especialistas brasileiros do pensamento weberiano, como o professor da USP, Gabriel Cohn, que fará a palestra de abertura da Jornada.

Segundo o sociólogo e coordenador do evento, Renarde Freire Nobre, a Jornada pretende ser um espaço de incentivo a interdisciplinaridade. "Além de grande sociólogo, Weber estabelecia diálogos com várias áreas do pensamento", diz o professor, justificando a escolha do tema.

As palestras apresentam as conexões do pensamento weberiano com outros pensadores como Lukács e temas como política e religião. Para Renarde Nobre, a contemporaneidade não apresenta mudanças radicais em relação ao que escreveram os pensadores clássicos como Weber. "É preciso considerar e atualizar essas análises", defende.

Todos os artigos referentes às palestras serão publicados numa edição especial da revista Teoria e Sociedade, dos departamentos de Sociologia e Antropologia e de Ciência Política. Também será selecionado para publicação um artigo de estudante de pós-graduação das áreas de humanas ou filosofia que verse sobre o tema da Jornada. Os interessados em participar do concurso devem entregar seus textos até o dia 30 de janeiro, na secretaria do Mestrado em Sociologia.

O seminário também reserva uma programação cultural. Na noite do dia 3, serão lançados dois livros: uma reedição da obra Crítica e Resignação, de Gabriel Cohn, e o lançamento pela Editora UFMG do livro A construção social da subcidadania, de Jessé de Souza. O lançamento será no dia 3 de dezembro, às 20h30, no Status Café Cultura e Arte (rua Pernambuco, 1.150, Savassi), que será especialmente decorado com elementos alusivos a Weber e à Alemanha.

Evento: Primeira Jornada das Ciências Sociais
Tema: O pensamento de Max Weber e suas interlocuções
Data: 3 e 4 de dezembro, na Faculdade de Letras
Inscrições: nos dias 1º e 2 de dezembro ou antes da palestra de abertura, que acontece no dia 3, às 9 horas. Estudantes pagam R$ 10 e profissionais, R$ 20
Informações: www.fafich.ufmg.br/soa e pelo telefone (31) 3499-5032


Veterinária realiza mostra de trabalhos e debate investimento em C&T

 

Escola de Veterinária da UFMG realiza, no dia 3 de dezembro, o XVIII Encontro de Pesquisa e o I Encontro de Extensão e Ensino,que reunirão pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Paralelamente, haverá exposição, em pôsteres, dos projetos desenvolvidos nas áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. "Queremos mostrar, para a comunidade universitária e para a sociedade, os projetos, a produção e as perspectivas da Escola de Veterinária nas diversas áreas de atuação, nos anos de 2002 e 2003", explica a coordenadora do evento, professora Zélia Inês Portela Lobato.

Também estarão à mostra as produções das duas fazendas experimentais, da Editora da Escola, do Centro de Extensão e do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAPq). "Teremos ainda um espaço para registrar o trabalho do Diretório Acadêmico e dos diversos grupos de estudo ou de discussão que informalmente atuam na Escola", diz a coordenadora dos encontros. A palestra de abertura do evento será feita pelo pró-reitor de Pesquisa, José Aurélio Bergmann, que é professor da Unidade. Bergmann abordará Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica em Minas Gerais. Em seguida, a coordenadora do Programa de Pesquisa de Agropecuária e Agronegócios do CNPq, Maria Auxiliadora da Silveira, abordará o tema Investimento do CNPq na formação de recursos humanos para a ciência brasileira.

À tarde, o professor Renato Sachetto Tôrres, coordenador da Graduação da Escola de Veterinária, fará palestra sobre Diretrizes curriculares para o curso de Medicina Veterinária. Para encerrar a programação, o professor Romão da Cunha Nunes, da Universidade Federal de Goiás, abordará a importância da conexão ensino-pesquisa-extensão.

O evento é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrições. A programação completa está no endereço www.vet.ufmg.br.