Busca no site da UFMG




Nº 1472 - Ano 31 - 17.2.2005

UFMG Educativa recebe sinal verde para
construir sistema de transmissão

Tacyana Arce


Elias Santos, no futuro estúdio da rádio:
projeto técnico aprovado

té o final deste mês deverão começar as obras de construção do sistema de transmissão da Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), no bairro Novo Eldorado em Contagem. O sinal verde foi dado pela Portaria 502/04, publicada pelo Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de janeiro. Outra portaria, a 02/05, publicada no DOU dez dias depois, autorizou a emissora a instalar seu estúdio auxiliar na sede do Centro de Comunicação (Cedecom), no campus Pampulha.

O Ministério das Comunicações também aprovou o projeto técnico da emissora depois de algumas alterações feitas na proposta encaminhada em outubro passado pela UFMG. Após estudar o plano de radiofreqüências de Belo Horizonte, o governo pediu que o projeto técnico da UFMG Educativa fosse mudado para evitar que o sinal da rádio interferisse na sintonia de outras estações, já que vai percorrer trajeto entre o campus Pampulha e a Serra do Curral, onde será retransmitido para a sede em Contagem, e finalmente redistribuído.

Os equipamentos do sistema de transmissão estão orçados em R$ 150 mil, recursos garantidos pelo Fundo Fundep. A estrutura física ficará sob responsabilidade do Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO) da UFMG. Quando todo o equipamento estiver instalado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá 30 dias para fiscalizar a execução do projeto e liberar a rádio para ir ao ar. "Depois disso, testaremos o sinal e a programação e então a emissora poderá entrar em funcionamento", afirma o coordenador da UFMG Educativa, Elias Santos.

Histórico

As duas portarias recém-publicadas eram os documentos que faltavam para que a rádio, concedida à UFMG há um ano, finalmente vá ao ar. O canal, com fins exclusivamente educativos, foi concedido à Radiobrás, que firmou convênio com a UFMG, operadora do canal. A sede será em Contagem porque o canal educativo de Belo Horizonte já está ocupado. Toda a programação, porém, será gerada do campus Pampulha.

Campus Pampulha ganha vigilância motorizada

uas patrulhas motorizadas recentemente contratadas pela UFMG já estão circulando no campus Pampulha. Elas são equipadas com radio- comunicadores que permitem contato imediato com a Central de Segurança do Departamento de Serviços Gerais (DSG), polícias militar, federal e civil e com o Corpo de Bombeiros. A ronda é feita durante 24 horas por dia, incluindo finais de semana.

O serviço começou a funcionar no dia 9 de fevereiro. As patrulhas fazem a vigilância com rotas planejadas, para garantir presença nos locais e horários de maior movimento, com profissionais especialmente treinados para a operação. Os veículos estão preparados para atender emergências e pessoas em situação de risco. Eles possuem sistema de iluminação especial, material para isolamento e contenção de áreas, atendimento de primeiros socorros e assistência a veículos danificados.

A adoção das patrulhas motorizadas é parte da estratégia adotada pela UFMG para melhorar o serviço de vigilância. Atualmente, vigilantes da instituição e profissionais terceirizados estão em postos fixos nas entradas do campus e das unidades. O sistema inclui circuito fechado de TV, sensoreamento remoto e radiocomunicação com freqüência exclusiva. Também os estacionamentos do campus passarão a contar com o serviço de vigilantes treinados.

Mais informações sobre o novo sistema de vigilância, na Central de Segurança/DSG, pelos telefones (31) 3499-4383 e 3499-4379.


Resolução

Alterados os prazos para pedidos
de vagas de magistério

RESOLUÇÃO N o 01/2005, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2005

Altera temporariamente os prazos definidos pela Resolução do CEPE n o 12/84, de 19/12/84, relativos a pedidos de vagas de magistério.

O REITOR EM EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, considerando a exposição de motivos da Comissão Permanente de Pessoal Docente _ CPPD encaminhada ao Gabinete, mediante o Ofício/CPPD n o 11/2005, de 26/01/2005, resolve:

Art. 1 o Alterar em 2005, ad referendum do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, as datas previstas no art. 1 o da Resolução n o 12/84 do CEPE, para que os Departamentos protocolizem os pedidos de vagas de magistério à CPPD, adiando-as respectivamente, de 28 de fevereiro para 31 de março de 2005, e de 31 de agosto para 30 de setembro de 2005.

Art. 2 o Revogadas as disposições em contrário, a presente Resolução entra em vigor nesta data, com vigência apenas no ano de 2005.

Professor Marcos Borato Viana

Reitor em exercício