Busca no site da UFMG




Nº 1483 - Ano 31 - 12.5.2005



Universidade libera recursos para apoiar eventos

O Programa Integrado de Apoio a Eventos (Paie), mantido pelas pró-reitorias acadêmicas _ Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Extensão _ aprovou recursos para 14 eventos da UFMG a serem realizados neste quadrimestre (maio, junho, julho e agosto). Ao todo, foram liberados R$ 23.502,00. Até 10 de agosto, a Universidade receberá propostas de auxílio a eventos programados para o período de setembro a dezembro deste ano. Mais informações na página da Proex: www.ufmg.br/proex. Confira os eventos contemplados:

Projeto Pampulha Limpa _ Educação Ambiental na Lagoa da Pampulha/ICB

1 o de maio a 30 de novembro

Encontro com Arte: Programa de Ensino e Extensão do Núcleo de Artes da Escola Fundamental do Centro Pedagógico
FaE/Centro Pedagógico

1 o de maio a 30 de novembro

I Ciclo de Estudos Turmalina em Debate/FaE
2 de maio a 30 de julho

Divulgação da Editora UFMG
Editora UFMG
10 de maio a 1 o de novembro

I Festival da Integração/FaE-CP
10 a 14 de maio

Seminário: Culturas Juvenis em Movimento/FaE 27 de maio

Arte em 120 Horas/EBA
6 a 10 de junho

I Seminário Internacional sobre Relação entre Desenvolvimento Profissional e Arquivos Multimídias na Educação/FaE-CP 14 a 16 de junho

VII Encontro de Pesquisas

da Região Sudeste/FaE

12 a 15 de junho

25 o Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia/FaE
17 a 23 de julho

II Congresso Nacional de Estudantes de Fisioterapia
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional _ 25 a 29 de julho

V Encontro Estadual de Geografia de Minas Gerais/IGC
25 a 29 de julho

IV Seminário Patrimônio Cultural - Memória e Obras Raras: Arcabouços da Memória
Escola de Ciência da Informação 1 o a 5 de agosto

Responsabilidade e Ética:

3 o Simpósio de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e 1 o Simpósio de Ética em Experimentação Animal da UFMG
Cetea/Coep _ 18 a 19 de agosto

Concurso para jingle/trilha da UFMG Educativa



A UFMG Educativa 104,5 FM _ A Estação do Conhecimento recebe, até o próximo dia 2 de junho, inscrições para o concurso de escolha do seu jingle/trilha. Podem concorrer alunos, professores e funcionários técnicos e administrativos da Universidade. Eles devem apresentar, no momento da inscrição, uma gravação do jingle com duração de um minuto, além de duas versões de 15 e 30 segundos. Como prêmio, o vencedor receberá uma poupança da Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1 mil.

A expectativa é repetir o sucesso do concurso para a escolha do nome e do slogan da rádio, que teve 591 concorrentes. O edital do concurso está disponível na página www.ufmg.br.

DSG esclarece sobre segurança nos campi

A Divisão de Segurança Universitária, ligada ao Departamento de Serviços Gerais (DSG), divulgou, no último dia 6 de maio, nota de esclarecimento à comunidade universitária sobre procedimentos adotados para a segurança nos campi Pampulha e Saúde. De acordo com o órgão, a UFMG contratou, através de processo licitatório, serviço de vigilância 24 horas para patrulhar os campi, atendendo, assim, as demandas de segurança desses locais. A nota informa que despesas de manutenção e combustível estão incluídas no contrato.

A Divisão de Segurança também se pronunciou sobre a retirada das cancelas nas portarias do campus Pampulha. De acordo com a nota, o procedimento não compromete a filmagem dos veículos, pois sua função era provocar a redução de velocidade dos carros. Confira íntegra da nota:

Em vista às diversas manifestações que tem recebido, a Divisão de Segurança Universitária do DSG presta os seguintes esclarecimentos à comunidade:

_ Quanto ao serviço de vigilância contratado: este serviço, contratado através do devido processo licitatório, visa ao atendimento das demandas de segurança para as áreas comuns dos campi Pampulha e Saúde. Os vigilantes são distribuídos pelos portões e pelas patrulhas motorizadas, em turnos de 24 horas, e em pontos estratégicos localizados nos estacionamentos ou ruas, em turnos de 8 ou 16 horas. As despesas de manutenção e combustível das patrulhas (inclusive os veículos paramentados e seus motoristas) também estão incluídas no contrato. A distribuição dos vigilantes e as rotas das patrulhas atendem a estudos técnicos realizados pela DSU/DSG.

_ Quanto ao sistema de imagens das portarias do campus Pampulha: a retirada das cancelas, que eram utilizadas apenas como redutores de velocidade para que as câmeras pudessem registrar as imagens com maior nitidez, não está prejudicando a qualidade das imagens captadas pelas câmeras, uma vez que as cancelas foram substituídas por redutores do tipo "quebra-molas". Os novos redutores têm apresentado resultados tão bons quanto os proporcionados pelas cancelas, além de ter eliminado um problema freqüente que era sua quebra, causada por colisão com veículos que não aguardavam sua elevação. É importante ressaltar que as câmeras operam independentemente das cancelas ou de outro tipo de redutor de velocidade.

Divisão de Segurança Universitária - DSU