Busca no site da UFMG

Nº 1519 - Ano 32
23.02.2006

OAP comemora dez anos

Encontros e concursos de fotografia, literatura e piano são destaques da programação

Marcelo Bessa Guimarães (especial para o BOLETIM)

osso Encontro, evento que reúne na primeira terça-feira de cada mês os associados da Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) abrirá, no próximo dia 7 de março, as comemorações dos dez anos da entidade. Realizado no Esporte Clube Sírio, próximo ao campus Pampulha, a partir das 18h, o Nosso encontro oferece diversão aos associados, familiares e convidados da OAP, com a apresentação de músicos e professores de dança.

Eber Faioli

Coral da OAP: referência sociocultural na UFMG

“2006 terá que ser maior que 365 dias, para abrigar todas as comemorações dos 10 anos”, brinca o presidente da OAP, professor Lair Aguilar Rennó. A entidade preparou concursos de fotografia, contos e poemas, com inscrições já abertas, além do Concurso Nacional de Piano Cidade de Belo Horizonte, patrocinado pela Fundação Municipal de Cultura – ligada à Prefeitura de Belo Horizonte – com abrangência nacional e que distribuirá mais de R$ 30 mil em prêmios. Os ganhadores terão a oportunidade de se apresentar na Europa, Canadá e Estados Unidos.

Os primeiros passos
No dia 15 de março, em outro evento tradicional, denominado Piano-Café, será lançado Os primeiros passos da OAP, primeiro volume dos Cadernos Temáticos da OAP, com textos, fotografias de personagens que fundaram a entidade, incluindo a relação de nomes que assinaram a ata da assembléia de fundação. O material foi produzido pelo professor Fábio Moura.

No mesmo dia, quando parte dos fundadores será homenageada (os demais fundadores serão convidados para outras reuniões no decorrer do ano), haverá inauguração simbólica da biblioteca da OAP. O Piano-Café é realizado sempre a partir das 16h, na sede da entidade, no segundo andar da Praça de Serviços. Um cardápio musical é deixado em cada mesa para que as pessoas possam escolher composições que serão interpretadas pelo pianista que estiver se apresentando.

Eber Faioli

Lair Rennó: um ano será pouco para festejar

Ainda como parte das comemorações dos dez anos, será montada, no mês de agosto, na Praça de Serviços da UFMG, a exposição documental Imagens da OAP, com documentos, publicações, cartazes e fotografias contando a história da entidade.

Os tradicionais eventos realizados ao longo do ano, com pelo menos duas festas por mês, também terão programações alusivas ao aniversário de dez anos da OAP. Além do Nosso encontro e do Piano-Café, haverá o Mercado das pulgas, os Concertos de outono e de Primavera e homenagens às mulheres, mães e pais, nas suas respectivas datas. Também está em fase final a montagem da série Artistas da OAP (projeto integrado de arte). No meio e no final do ano ocorrem a feijoada e o churrasco, como grandes festas de confraternização.

Entidade conta com mais de dois mil associados

Fundada em agosto de 1996, com o objetivo de
criar um grupo para defender os direitos dos aposentados e pensionistas, a OAP também se transformou em referência sociocultural para a UFMG. Naquela época, mais de 270 aposentados se juntaram para formar a Organização, que hoje conta com 2.350 associados.

A defesa dos direitos dos aposentados ainda é o principal atrativo para os novos associados, “mas a quantidade e a qualidade dos eventos culturais também já conseguem trazer novos colegas, que nunca se arrependeram de fazer parte da nossa turma”, diz o presidente Lair Rennó.

O Coral da OAP, criado em agosto de 2000, por iniciativa da professora Sandra Loureiro de Freitas Reis, ex-diretora da Escola de Música, já gravou dois CDs. As professoras e maestrinas Marilene Gangana e Maria Amália Martins coordenam grupo de 43 coristas, que ensaiam duas vezes por semana na capela do Colégio Izabela Hendrix.

O primeiro presidente da entidade foi o professor Hélio Pontes, que dirigiu a OAP por cinco anos, seguido pelo professor Rubens Queiroz, que ocupou o cargo durante quatro anos. O atual, professor Lair Rennó, foi eleito em junho de 2005.

A Organização funciona no segundo andar da Praça de Serviços, no campus Pampulha. O contato pode ser feito pelo telefone (31) 3499-4505, e-mail oapufmg@yahoo. com.br. Em breve, a OAP terá sua página eletrônica hospedada no portal da Universidade: www.ufmg.br/oap.