Busca no site da UFMG

Nº 1519 - Ano 32
23.02.2006

Homocultura

Estão abertas até 20 de março as inscrições de trabalhos para o 3º Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), a ser realizado, de 5 a 7 de julho, na Fafich. O evento gira em torno do tema Discursos da diversidade sexual: lugares, saberes, linguagens, e as pesquisas apresentadas devem relacionar-se aos seguintes eixos: Teorias para a homocultura, Estereótipos e construções das identidades GLBT, Políticas da diversidade sexual, Imagens e grafias na homocultura.

Os organizadores aceitarão trabalhos vinculados ao tema geral do Congresso, apresentados por pesquisadores e estudantes de pós-graduação em comunicação individual, ou sessões coordenadas. Pôsteres de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso de graduação também poderão ser inscritos. Informações e inscrições na página www.fafich.ufmg.br/~abeh.


Economia mineira

O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas (Cedeplar/Face) recebe, até 31 de março, artigos para o XII Seminário sobre a Economia Mineira. O evento, que ocorre a cada dois anos, será em Diamantina, no período de 29 de agosto a 1° de setembro.

O Seminário é um dos mais tradicionais e importantes eventos acadêmicos sobre economia mineira. Serão realizadas mesas-redondas e sessões temáticas, baseadas em três grandes eixos: História Econômica e Demografia Histórica; Demografia e Políticas Públicas e Economia Mineira. Os interessados em inscrever artigos devem preencher formulário no endereço www.cedeplar.ufmg.br/seminarios.

Pesquisador-visitante

Nos próximos três meses, a Escola de Engenharia contará com o reforço de um grande especialista em metodologia do ensino de engenharia eletrônica. Trata-se do professor indiano Giri Venkataramanan, da Universidade de Wisconsin, em Madison (EUA), que atuará como pesquisador-visitante do CNPq, e integrará o projeto de pesquisa Desenvolvimento e aplicação de metodologias centradas no aprendizado ativo para ensino e pesquisa em eletrônica de potência e acionamentos elétricos, realizado pelo departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia.

Coordenado pelo professor José Carlos Rodrigues de Oliveira, da Escola de Engenharia, o projeto, que terá duração de 12 meses, busca desenvolver novas metodologias de ensino, na área de eletrônica de potência e acionamentos elétricos, para os programas de graduação e de pós-graduação em Engenharia Elétrica e Controle e Automação.

A vinda do professor Giri Venkataramanan aprofunda o intercâmbio acadêmico mantido há mais de dez anos entre as duas universidades. Dois pesquisadores de Wisconsin já participaram de eventos organizados pela UFMG, que, por sua vez, mantém em seus quadros três professores que se doutoraram na instituição norte-americana.


Línguas estrangeiras


Professores de inglês ou espanhol, ligados a instituições municipais ou estaduais de ensino, têm até 23 de fevereiro para se inscreverem no Curso de Educação Continuada para Professores de Línguas Estrangeiras da Rede Pública. Organizada pela Faculdade de Letras (Fale), a iniciativa é gratuita e busca promover a capacitação lingüística e metodológica dos docentes.

O curso, que começa em março, integra as ações do projeto Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (Educonle). A taxa de inscrição é de R$ 10,00. Mais informações na página eletrônica www.ufmg.br/educonle ou pelo telefone (31) 3499-6006.

Margem/Márgenes

caba de sair a sexta edição de Margens/Márgenes, revista de cultura editada pelo projeto homônimo da Faculdade de Letras em parceria com as faculdades de Humanidades, da Universidade Nacional de Mar del Plata; de Filosofia e Letras, da Universidade de Buenos Aires; e com o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Universidade Federal da Bahia.
Nesta edição, Hal Foster comenta o retorno da estética kitsch à sociedade norte-americana, após o atentado de 11 de setembro, no texto Kitsch à la Bush. A reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola, entrevista o pesquisador Fredric Jameson, que discute, entre outros temas, a função da arte e o avanço do neoliberalismo.

Outros destaques da edição são os artigos O espectro de Foucault, de Italo Moriconi; Para recordar a Saer, de Hugo Cola, e Antenas, de Eneida Maria de Souza; os poemas Su mitología detiene, de Arturo Carrera; A boca de palavras estranhas, de Ana Mafalda Leite; e ensaio fotográfico de Carlos Carvalho.

Margens/Márgenes é editada pelo escritor Silviano Santiago, tendo como editores assistentes Florencia Garamuño e Wander Melo Miranda. A publicação está à venda por R$ 12 nas livrarias UFMG, no campus Pampulha, e no Conservatório UFMG (avenida Guajajaras, 100); e Dom Quixote (Fernandes Tourinho, 274). Pedidos podem ser feitos pela página www.editora.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3499-4657 e 3227-3077.

 

Lista telefônica

Já está sendo distribuído o novo catálogo telefônico da UFMG, que contém relação de 5.500 ramais e é resultado de um trabalho de dois anos do Centro de Computação (Cecom) e do Centro de Comunicação (Cedecom). A nova lista atualiza catálogo editado há sete anos.

No catálogo, com tiragem de cinco mil exemplares, constam os telefones dos órgãos administrativos e acadêmicos, dos gabinetes de professores da UFMG, além dos números dos serviços que funcionam na instituição, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Real, Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) e Correios, e das entidades representativas, associações e cooperativas. Ao final, a lista traz os telefones úteis de Belo Horizonte, como Defesa Civil, Polícia Militar, Prefeitura e BHTrans.

O novo catálogo, de 176 páginas, também está disponível na internet, pelo endereço www.ufmg.br/catalogo.