Busca no site da UFMG

Nº 1533 - Ano 32
01.06.2006

O mundo acadêmico ao alcance do mouse

Produção científica brasileira ganha endereço unificado na Internet

Ana Rita Araújo

nformação confiável e de qualidade. O acesso a esse bem valioso, em meio ao caos imposto pela rede mundial de computadores, começa a ser oferecido à sociedade brasileira a partir de junho, com a abertura do Portal Mundo Acadêmico, página eletrônica que reunirá artigos, resultados de pesquisas e conteúdo de livros de docentes de instituições federais de ensino superior (Ifes). Lançado no dia 15 de maio pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), o Portal está em fase de testes, da qual participam a UFMG e outras 14 universidades do país.

O Portal foi programado para oferecer três interfaces complementares: um sistema de publicação que fornece ferramentas para criação de páginas eletrônicas por professores das Ifes; um padrão de indexação que estabelece normas para uniformizar o material e facilitar a busca, além de permitir que as instituições que já possuem sistemas de publicação tornem seus conteúdos disponíveis; e um programa de busca no qual o usuário realizará suas pesquisas.

Segundo os organizadores do projeto, “o jovem brasileiro não consegue administrar a grande quantidade de informações transmitida pelos diferentes meios de comunicação” e não possui formas seguras de identificar referências que qualifiquem o teor dos conteúdos. O diretor de tecnologia da informação da UFMG, professor Paulo Seixas, adverte que as revistas científicas e outros espaços que contêm informação de qualidade, como o Portal de Periódicos da Capes, por exemplo, são acessíveis a um pequeno número de usuários.

Outro mérito do projeto, na opinião de Seixas, é institucionalizar a política de incentivo para que as Ifes publiquem os resultados de suas pesquisas. Esse incentivo está sobretudo na oferta de ferramentas de criação e atualização de conteúdos acadêmicos on-line, uma vez que, segundo o MEC, “é fato que os professores estão despreparados para criar e administrar sites pessoais”.

Testes
A primeira reunião das 15 instituições que participam do projeto-piloto ocorreu no dia 17 de maio, em Brasília. Nas próximas semanas, o MEC enviará às 15 participantes o software que contém o programa do Portal. Em agosto, o grupo volta a se reunir para avaliar o andamento do projeto. “Após instalar o programa, cabe a cada instituição definir como fará o convite a seus pesquisadores, para que participem desta etapa inicial”, explica Paulo Seixas. Ele ressalta que ao aderir ao Portal, seja na fase experimental, seja após sua implantação definitiva, cada pesquisador assina termo comprometendo-se a publicar apenas material de sua propriedade intelectual.

Paulo Seixas informa ainda que, durante a fase de testes, a ferramenta de busca funcionará em âmbito local, isto é, cada instituição terá acesso apenas ao conteúdo por ela publicado. Outra etapa da implantação do Portal será a ampliação dos participantes – alcançando todas as 54 Ifes – e a alocação do Portal de Busca na página da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Já o módulo de publicação e o padrão de indexação serão oferecidos às instituições por meio da página informativa do Portal Mundo Acadêmico.

Desenvolvido de acordo com a política de software livre implantada pelo governo federal, o Portal terá código de publicação aberto à sociedade, o que permitirá adaptações em sua programação. Na UFMG, ele é coordenado pelos professores Maria do Carmo Vila, assessora de Educação a Distância, e Márcio Bunte, diretor do Laboratório de Computação Científica (LCC).

Participam do projeto-piloto

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Universidade Federal do Pará (Ufpa)
Universidade Federal do Piauí (Ufpi)
Universidade Federal de Rondônia (Unir)
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)