Busca no site da UFMG

Nº 1540 - Ano 32
21.07.2006

Práticas inclusivas

Estão abertas as inscrições para o simpósio Universidade, responsabilidade social e práticas inclusivas, que acontece entre 13 e 15 de setembro, na UFMG. A promoção é da pró-reitoria de Extensão. Os debates abrangem questões e experiências nas áreas de educação, cultura, trabalho e saúde. Participantes interessados em submeter trabalhos científicos devem encaminhar resumos e artigos até os dias 14 e 28 de agosto, respectivamente.
O evento conta com a parceria do Núcleo de Estudos, Trabalho e Educação da (Nete), do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo (Neppcom), todos da UFMG, além do apoio do Instituto Magnum, do Pré-Central e da Universidade Fumec.
Inscrições e informações pelo telefone (31) 3279-9051, e-mail ceiufmg@face.ufmg.br e nos endereços www.face.ufmg.br/ceiufmg ou
www.precentral.org.br.

Artigos científicos brasileiros

Ranking da produção científica mundial, feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com base nos principais indicadores internacionais, mostra crescimento de 19%, entre 2004 e 2005, na publicação de artigos científicos brasileiros. Em números absolutos, o total passou de 13.313 para 15.777. No cálculo, entram apenas revistas indexadas.

Apesar de o Brasil não ter a posição alterada no ranking no período analisado – continua na 17ª posição –, apenas dois países tiveram crescimento maior: a China com 29% e a Índia com 21%. Sobre a área em que mais se publica, não são mais os físicos que puxam a lista – ao contrário do que ocorre em outros países, e mesmo no Brasil em anos anteriores. Atualmente, a Medicina vem em primeiro.

Os dez mais no ranking da Capes de produção científica em números de artigos são: EUA: 288.714; Japão: 75.328; Alemanha: 73.734; Inglaterra: 64.913; China: 59.361; França: 52.236; Canadá: 41.957; Itália: 39.112; Espanha: 29.038 e Austrália: 26.170.

Maioridade

O Projeto Maioridade da UFMG está com inscrições abertas para atividades do segundo semestre. Podem participar pessoas a partir de 60 anos de idade. O programa, coordenado pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, vai oferecer série de palestras, cursos e atividades culturais sobre os temas: envelhecimento e saúde, movimento e qualidade de vida, aspectos psicológicos e sociais, além de cotidiano e cultura. A conferência de abertura, que ocorre em 7 de agosto, é gratuita.

Esse ano, todas as atividades do Maioridade serão sediadas no Conservatório UFMG e acontecerão às segundas e quintas-feiras, no horário de 14h às 17h. O valor do curso é R$ 300 e pode ser pago em seis parcelas de R$ 50. Informações e matrículas: (31) 3499-4220 e www.ufmg.br.

UFMG discute parceria com entidades da construção civil

Representantes dos sindicatos da indústria da Construção Pesada (Sicepot) e Civil (Sinduscon) de Minas Gerais se reuniram, em 13 de julho, com o reitor Ronaldo Pena, para discutir estratégias de cooperação mútua. A Universidade busca parcerias para conclusão do complexo da Escola de Engenharia no campus Pampulha. “Precisamos mostrar a vocês o que temos. Nesta escola, formaram-se diversos líderes empresariais”, disse o reitor.

Felipe Zig


O presidente do Sicepot, engenheiro Marcus Vinicius Salum, ressaltou a importância da UFMG no cenário nacional e sugeriu a construção de proposta atrativa aos empresários mineiros. “O mercado, hoje, exige ações planejadas e muito bem definidas”, afirmou. Presente à reunião, a diretora de Cooperação Institucional da Universidade, Cecília Nogueira, considerou que a aproximação com os sindicatos permitirá “ações de impacto para Minas Gerais e o Brasil”.

Outra proposta discutida no encontro foi a oferta de cursos para ramos diversos das construções civil e pesada. O presidente do Sicepot reconheceu a carência de profissionais em determinados segmentos e concluiu, afirmando que “a UFMG pode nos ajudar com o que ela tem de melhor: conhecimento”.