Busca no site da UFMG

Nº 1579 - Ano 33
28.5.2007

 

Rita da Glória Educação à distância

UFMG terá Vestibular
para graduação a distância

Ana Rita Araújo

A

UFMG realiza, no dia 15 de julho, vestibular específico para licenciaturas em Química e em Ciências Biológicas, na modalidade Educação a Distância (EAD). As 500 vagas serão oferecidas exclusivamente para professores em exercício na rede pública de ensino há, pelo menos um ano, e que não possuem diploma em Licenciatura em Química ou em Ciências Biológicas, de acordo com sua opção de curso.

Os cursos serão ofertados em cinco regiões-pólos de Minas Gerais: Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Triângulo Mineiro, que terão como sede, respectivamente, os municípios de Araçuaí, Montes Claros, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Frutal.

Primeira experiência da UFMG na oferta de curso de graduação a distância, a iniciativa é financiada pelo Programa Pró-Licenciatura, do Ministério da Educação (MEC), e conta com apoio da Secretaria de Educação de Minas Gerais, de prefeituras e lideranças locais. A coordenadora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da Universidade, professora Maria do Carmo Vila, ressalta que o certificado de conclusão de um curso nessa modalidade oferecido pela UFMG é válido em todo o território nacional.

As inscrições devem ser feitas pela Internet, de 11 a 25 de junho, mediante pagamento de boleto bancário no valor de R$ 50 e preenchimento de questionário socioeconômico. “Ao pleitear uma vaga, o futuro aluno deve considerar que, se aprovado, deverá participar de dois encontros presenciais por mês na cidade-pólo escolhida no ato da inscrição”, alerta o subcoordenador da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), professor Antônio Zumpano.

As provas, com 40 questões de múltipla escolha, serão aplicadas nas cinco cidades-pólo, no dia 15 de julho, a partir das 9h. O resultado do Vestibular será divulgado antes do final de julho, e as aulas terão início em agosto. Segundo o professor Antônio Zumpano, a equipe de elaboração da prova já iniciou suas atividades. Ao mesmo tempo, o grupo de aplicação tem visitado as cidades para estruturar locais para a realização do concurso. “Não sabemos qual será a demanda exata, mas estamos preparando ambientes capazes de receber cerca de 400 candidatos em cada cidade”, informa

Estrutura

Cada uma das cinco cidades terá uma unidade do Caed, com dois laboratórios de Biologia e dois de Química, um laboratório de computação, sala de videoconferência, biblioteca, midiateca e secretaria. Além dos encontros presenciais, os alunos serão atendidos presencialmente no Caed, por tutores locais, especialmente selecionados e capacitados para este fim.

Além disso, os alunos podem recorrer, a qualquer momento, a apoio por telefone, fax, correio eletrônico ou, ainda, pelo acesso à página eletrônica de gerenciamento dos cursos. Construída com base na tecnologia Moodle de software livre, a página dará acesso à programação de estudos da semana, textos de apoio, ferramentas pedagógicas, e-mail sincrônico e assincrônico, acesso a biblioteca virtual, entre outros recursos. Os alunos trabalharão com as coleções de livros produzidas pela UFMG especialmente para os cursos a distância.

Credenciada pelo MEC, desde julho de 2005, para a oferta de cursos superiores a distância, a UFMG vê esta modalidade de ensino como “uma das formas de ampliar o âmbito de sua ação educacional e como alternativa importante de oferta de ensino superior”, segundo a professora Maria do Carmo Vila. Ao citar o déficit nacional de 250 mil professores com formação nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, ela aponta o Pró-Licenciatura como alternativa viável para reduzir a demanda por cursos superiores.

Na UFMG, a criação de cursos de graduação na modalidade a distância foi aprovada em dezembro de 2006 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e pelo Conselho Universitário. De acordo com a professora Maria do Carmo Vila, a oferta das primeiras turmas de graduação a distância da UFMG representa o esforço de dezenas de pesquisadores que se empenharam na elaboração de projetos pedagógicos, material didático e uma plataforma de informática para manter, na modalidade a distância, a tradicional qualidade dos cursos presenciais.

Ela destaca que, desde o final de 2005, equipes de professores do ICB e do departamento de Química do ICEx assumiram voluntariamente uma sobrecarga de trabalho, para construir projetos capazes de concorrer aos editais dos dois programas.

Concurso: Vestibular para graduação a distância em licenciatura em Química e Ciências Biológicas
Vagas ofertadas: 50 por curso, em cada cidade, perfazendo um total de 500 vagas
Quem pode se inscrever: professores que atuam na rede pública de ensino há pelo menos um ano. No ato da matrícula, os aprovados devem comprovar que são docentes em exercício nas séries finais do ensino fundamental (5ª a 8ª) ou no ensino médio, e que não possuem
habilitação nessas áreas, de acordo com sua opção de curso.
Inscrições e informações: pela Internet, de 11 a 25 de junho, a partir da página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve): www.ufmg.br/copeve