Busca no site da UFMG

Nº 1594 - Ano 34
10.12.2007

Aconte

Mutirão contra a dengue

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Programa de Gestão de Resíduos do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da UFMG realizam, até este sábado, dia 15, campanha de mobilização contra a dengue no campus Pampulha. O mutirão conta com ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A atividade envolve o recolhimento de resíduos que possam acumular água ou tornar-se foco do mosquito; distribuição de panfletos informativos sobre a doença nas principais portarias, ônibus e em estande na Praça de Serviços; e apresentação de esquetes de teatro nos ônibus de circulação interna da UFMG. Se houver necessidade, agentes da Prefeitura farão a remoção de focos do mosquito e desinsetização dos prédios do campus Pampulha, no sábado, 15 de dezembro, a partir de 8 horas.

Professor do ICB ganha prêmio de inovação

O professor Álvaro Cantini Nunes, do ICB, foi o vencedor da terceira edição do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Biotecnologia. Ele ganhou com o projeto Modificação genética de lactobacilos aviários para imunização oral de frangos de corte contra eimeriose.

Doutor em Bioquímica e Imunologia, o professor da UFMG concorreu com outros 14 pesquisadores de instituições de ensino superior do país. A cerimônia de premiação aconteceu na noite do último dia 29, em Brasília. Foram seis vencedores, que levaram para casa, além dos troféus, um prêmio de R$ 50 mil em dinheiro.

Como há restrições internacionais ao uso de antibióticos em frangos para o combate da eimeriose, doença comum nas aves e que causa grandes prejuízos aos criadores, o professor Cantini desenvolveu uma vacina à base de bactérias que não deixa resíduos na carne dos frangos e, portanto, não oferece riscos ao homem.

Revitalização urbana

A Escola de Arquitetura da UFMG recebe, até 11 de fevereiro de 2008, inscrições para o curso de especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica. O curso é destinado a arquitetos, urbanistas, historiadores, sociólogos, engenheiros, agentes culturais e profissionais ligados à cultura. As aulas vão de fevereiro de 2008 a dezembro de 2009, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30.

O curso é dividido em duas vertentes. A primeira aborda os espaços urbanos degradados ou subutilizados. A outra trata da revitalização de construções do patrimônio histórico das cidades. As inscrições podem ser efetuadas na página da Fundep: www.fundep.ufmg.br. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8820.

Rádio em Revista

Foi lançada, no último dia 29, a publicação Rádio em Revista, pioneira em assuntos radiofônicos em Minas Gerais. A publicação, editada pelos professores Fábio Martins e Carmen Dulce Diniz Vieira, do departamento de Comunicação Social da Fafich, é composta por artigos e depoimentos sobre a história, memória e produção científica relacionadas ao rádio. A produção editorial da revista é da C.R.I.A. UFMG Jr., empresa júnior de Comunicação Social da UFMG. O lançamento da revista ocorreu na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

A outra face

Fotografias do cotidiano das prostitutas de Belo Horizonte, feitas por elas mesmas, compõem a exposição A outra face, aberta até 30 de dezembro no Centro Cultural UFMG. As imagens mostram o cotidiano dessas mulheres – local de trabalho, clientes, hotéis, lar, filhos e companheiros – a partir de um olhar que extrapola a mitologia criada em torno da prostituição.

Elas receberam orientação e aula introdutória da fotógrafa e professora Daniela Goulart, da Universidade do Estado de Minas Gerais, que também foi responsável pela seleção e tratamento das imagens.
O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, na Praça da Estação. Outras informações pelo telefone 3409-1095 ou na página www.centrocultural.ufmg.br.

Entre as 500 do mundo

A UFMG é uma das 500 melhores universidades do mundo, segundo ranking divulgado no dia 3 de dezembro pelo Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, organização de Taiwan que avalia a educação superior em diversos países. No resultado global, a UFMG aparece em 478o lugar. No ranking por continente, a universidade está na 196o posição entre as instituições das Américas Latina e do Norte.

O levantamento, intitulado 2007 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, levou em consideração três critérios para avaliar as universidades: produtividade, impacto e excelência da pesquisa. As três primeiras colocadas são as universidades de Harvard, Johns Hopkins e Washington, todas nos Estados Unidos. A íntegra do resultado está disponível na página www.heeact.edu.tw/ranking/index.htm.

Além da UFMG, outras cinco universidades brasileiras são listadas no ranking. A mais bem posicionada é a Universidade de São Paulo (USP), no 94o lugar. Também aparecem as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rio Grande do Sul (UFRGS) e as universidades estaduais Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp).