Busca no site da UFMG

Nº 1626 - Ano 34
22.09.2008

acontece


Quarta Doze e Trinta

O show Minas em meu coração, novo trabalho do cantor e compositor mineiro Nelson Angelo, é a atração da próxima edição do projeto Quarta Doze e Trinta, no dia 24, às 12h30, no auditório da Reitoria. Radicado no Rio de Janeiro há mais de 40 anos, Angelo gravou o CD em homenagem a Minas Gerais. As 11 músicas, todas inéditas e de sua autoria, refletem as experiências musicais vividas no interior de Minas e em Belo Horizonte e, posteriormente, na capital carioca.

Nelson Angelo também vai interpretar dois clássicos compostos em parceria com expoentes do Clube da Esquina: Canoa, canoa, com Fernando Brant, e Tiro cruzado, com Márcio Borges.
O Quarta Doze e Trinta é organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.

Nelson

Sertão encarnado

Um encontro literário entre quatro grandes escritores brasileiros que retrataram o sertão é o eixo da mostra Sertão encarnado, que ficará em exposição no auditório da Reitoria entre 29 de setembro e 20 de outubro. A mostra homenageia o centenário de nascimento de Guimarães Rosa e de outros três autores que também estruturam sua obra em torno da temática sertaneja: Euclides da Cunha (Os sertões), Afonso Arinos (Os jagunços e Pelo sertão) e Graciliano Ramos (Vidas secas).

Com curadoria do historiador Leonardo José Magalhães Gomes, Sertão encarnado é parte das atividades do Congresso Internacional Centenário de Dois Imortais: Machado de Assis e Guimarães Rosa, que será realizado na UFMG no período de 29 de setembro a 2 de outubro. A exposição conta com 48 painéis, entre textos e imagens, que levam a assinatura do designer Flávio Vignoli e ilustrações de Roberto Luiz Marques.

As características do sertão retratadas pelos autores estão representadas pelos temas Sol (paisagem, mito, vontade), Homem (vida, amor, morte) e Sombra (lida, coisas, fim). Outro destaque é a cronologia intercalada da vida dos autores, que tem como pano de fundo os acontecimentos políticos e sociais mais significativos da história brasileira, como a rebelião de Canudos.

Einstein ao alcance de todos

O Departamento de Física do ICEx está com inscrições abertas para o curso de extensão Einstein no Terceiro Milênio, que se propõe a explicar, sem o uso da matemática, os bastidores da ciência que sustenta a alta tecnologia.

A programação inclui conteúdos como a dilatação do tempo, a contração do espaço, a nova teoria da gravidade, a Física Quântica e a trajetória de Einstein como cientista e figura humana, a serem apresentados pelo professor Abá Cohen Persiano, coordenador do curso.

A atividade é direcionada a profissionais e estudantes de nível superior de qualquer área do conhecimento e a estudantes que estejam cursando o ensino médio. As aulas serão realizadas no período de 7 de outubro a 25 de novembro, às terças-feiras, das 18h às 20h, no Departamento de Física (ICEx). A duração é de 16 horas-aula.

Os interessados devem se inscrever na página da Fundep (www.fundep.ufmg.br/cursos). Informações adicionais pelo telefone (31) 3409-4220 e no blog http://fisicafacil.wordpress.com.

Reuni

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, que será ofertado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros, a partir de 2009, teve seu projeto pedagógico aprovado na semana passada pela Câmara de Graduação da UFMG. É o primeiro dos cursos criados por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) a obter essa aprovação.
O projeto pedagógico atende às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia Agrícola, com previsão de 3.600 horas/aula, sendo 60% teóricas e 40% práticas.

Serão cinco anos de curso, com aulas durante o dia. Segundo o coordenador de implantação, professor Edson de Oliveira Vieira, também foram atendidas as propostas da Universidade no sentido da flexibilização curricular. Além das disciplinas específicas, os estudantes poderão optar por uma formação complementar aberta, com a possibilidade de se matricular em disciplinas dos demais cursos do ICA.

Países de Língua Portuguesa

O reitor Ronaldo Pena foi eleito por aclamação o novo presidente da Associação das Universidades dos Países de Língua Portuguesa. A eleição ocorreu no dia 11 de setembro, durante a realização do XVIII Encontro da Aulp, na Universidade de Brasília (UnB).

Com 20 anos de atividades, a Aulp é organização internacional constituída por 159 universidades e instituições de ensino e pesquisa de nível superior dos oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), além de Macau.

A Associação trabalha para promover a cooperação entre instituições por meio do intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes e estimular a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação científica e tecnológica. O mandato do professor Ronaldo Pena é de três anos, e os próximos encontros anuais da Aulp serão realizados em Angola (2009) e Macau (2010).