Busca no site da UFMG

Nº 1628 - Ano 35
06.10.2008

acontece

Intercâmbio com a Austrália

O reitor da UFMG, Ronaldo Pena, e o pró-reitor de pesquisa da Universidade de Queensland (Austrália), Alan Lawson, assinaram, no dia 30 de setembro, acordo de cooperação entre as duas instituições por um período de cinco anos. O acordo visa promover a cooperação no ensino, pesquisa e extensão por meio de intercâmbio de estudantes, de pessoal e de conhecimento. O convênio também prevê matrícula de graduandos em estudos para doutorado nas duas universidades, visitas de professores, compartilhamento de material, pesquisas e publicações colaborativas, entre outros.

Inicialmente, as áreas beneficiadas pelo intercâmbio serão as de ciências agrícolas e veterinárias, reprodução animal e genética, biotecnologia, mineração e nanotecnologia.

Agrocombustíveis e meio ambiente

O Departamento de Geografia do IGC promove, nos dias 9 e 10 de outubro, a I Mostra Agrocombustíveis e Intervenções na Construção de Espaços/Territórios. O evento será realizado no auditório do IGC, com entrada franca. Segundo a professora Doralice Pereira, a mostra é motivada pelas controvérsias que envolvem o assunto. Governo federal, empresários do agronegócio, movimentos sociais, ONGs e inúmeros outros atores apresentam visões distintas. “Uns entendem a produção dos agrocombustíveis como forma de inclusão social, de responsabilidade socioambiental e como alternativa de crescimento econômico. Outros a encaram como atividade que promove concentração de terras, homogeneização do espaço, supressão de matas nativas, deslocamento de moradores rurais e competição com o plantio de alimentos”, explica Doralice.

Diante da polêmica, o evento pretende promover debates e reflexões sobre a relação entre a produção de agrocombustíveis e a manutenção de territórios. A partir de 14h desta quinta-feira, dia 9, haverá exposição de banners com informações sobre agrocombustíveis e a situação da produção nacional e mundial. A ênfase será sobre os combustíveis produzidos a partir do óleo de dendê, da soja e da mamona.

Atualização em imunologia

Estão abertas a partir desta segunda-feira, dia 6, as inscrições para o curso de Atualização em Imunologia, a ser realizado pelo Centro de Extensão do ICB entre 8 e 11 de dezembro.

O curso propõe uma revisão das moléculas, células e tecidos que compõem o sistema imune, seguida de estudo das interações celulares, com ênfase aos vários mecanismos reguladores que envolvem fatores humorais e celulares. Ao final, o objetivo é discutir a relação destes mecanismos reguladores com o desenrolar de processos clínicos associados à imunologia, como infecções por microorganismos, tumores e auto-agressão.

As inscrições podem ser feitas na Fundep por meio da página www.fundep.ufmg.br. Mais informações pelos telefones (31) 3409-4220 e 3409-2533.

Congresso de Fitoterápicos

O II Congresso de Fitoterápicos do Mercosul e a VI Reunião da Sociedade Latino-Americana de Fitoquímica, que acontecem na UFMG em dezembro, recebem inscrições de trabalhos até 12 de outubro. Instruções para envio de resumos e de painéis estão disponíveis na página www.dataplamt.org.br/ufmg/plantasmerindias/pt/inicio.html.
O Congresso será realizado no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha, de 3 a 6 de dezembro. Serão abordados temas como Patenteamento de produtos naturais das Américas; Prospecção da biodiversidade nas Américas; Novas abordagens em métodos fitoquímicos; Recuperação e conservação de plantas medicinais ameríndias; Desenvolvimento e aplicações de fitoterápicos nos países do Mercosul.

Prêmio Fundep

A edição 2008 do Prêmio Fundep tem como agraciados os professores Virgílio Almeida, do Icex; Ricardo Santiago Goméz, da Faculdade de Odontologia; Virgínia Ciminelli, da Escola de Engenharia; e Wander Melo Miranda, da Faculdade de Letras. A entrega dos prêmios ocorrerá em cerimônia a ser agendada.

Criado em 1986, o Prêmio Fundep é conferido aos professores e pesquisadores da UFMG que se destacam por suas significativas contribuições ao progresso das Ciências, Letras e Artes e por sua liderança no desenvolvimento de sua área de atuação. Os candidatos são indicados pela Reitoria, pelas congregações das unidades acadêmicas e por agraciados de edições anteriores.

Em 1991, a premiação, que era anual, começou a ser realizada a cada três anos. Na ocasião, também ficou definido que o prêmio passaria a ser concedido por áreas: ciências da vida; ciências exatas e da terra; humanidades e artes; saúde; tecnologia.

Fé e conhecimento

O tema da conciliação entre fé e conhecimento reunirá em debate a escritora Adélia Prado, a bióloga Ana Lydia Sawaya, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e o monge dom Bernardo Bonowitz, do mosteiro trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, no Paraná. O encontro será no dia 18 de outubro, a partir das 14h, no auditório da Reitoria da UFMG.

A intenção do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (Laps) da UFMG, promotor do debate, é examinar a fé dentro da dinâmica de conhecimento em geral, na vida social e na ciência e do ponto de vista mais estritamente religioso. A inscrição é gratuita e o debate será transmitido ao vivo pela internet por meio do site www.fafich.ufmg.br/~laps.