Busca no site da UFMG

Nº 1631 - Ano 35
27.10.2008

acontece

Semana da Face

Uma feira de recrutamento e discussões sobre a importância do empreendedorismo e da inovação na evolução política e econômica internacional são os destaques da 12ª edição da Semana da Face, que será realizada de 3 a 7 de novembro, nos auditórios da Unidade, no campus Pampulha.

Com o tema Empreendendo idéias, construindo carreiras, o evento, organizado pela UFMG Consultoria Júnior – UCJ, tem o objetivo de aproximar alunos e empresas, por meio da Feira de Recrutamento, que apresentará as oportunidades oferecidas pelo mercado e o potencial da UFMG em desenvolver talentos. Os alunos terão a oportunidade de conhecer de perto a estrutura das organizações e seus processos seletivos. Por outro lado, as empresas terão contato com os estudantes de renomadas instituições de ensino, podendo escolher aqueles que se aproximarem do perfil desejado.

As palestras abordarão assuntos atuais do universo acadêmico e empresarial. Serão duas por dia, uma pela manhã e outra à noite. A programação inclui workshops e minicursos no período da tarde. Mais informações na página do evento: www.ucj.com.br/semanaface.

Artes Cênicas

A Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace) promove, de 28 a 31 de outubro, o V Congresso da instituição, com discussões sobre o tema Criação e reflexão crítica. A abertura será no dia 28, no Grande Teatro do Palácio das Artes, com entrada franca.

Nos outros dias, a programação será na Escola de Belas-Artes, no campus Pampulha. Estão previstas mesas-redondas, palestras, apresentações de trabalhos de pesquisa e espetáculos. Segundo o professor da UFMG e presidente da Abrace, Fernando Mencarelli, “o objetivo é compor um amplo painel de atividades que se ocupem da relação entre a criação em artes cênicas e a reflexão crítica, e possibilitem conhecer, discutir e difundir os avanços e o quadro atual das pesquisas e da pós-graduação nesta área”.

Para a realização do V Congresso, foi formado um comitê científico de pesquisadores de todo o país e uma comissão organizadora composta, em sua maioria, por professores da graduação em Teatro da EBA. O Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes é o anfitrião do evento, em parceria com as universidades federais de São João del-Rei, Uberlândia e Ouro Preto.

Mais informações sobre inscrições e a programação estão no Portal Abrace.

Quitandas de Minas

Livro Quitandas de Minas: receitas de família e históriasRosaly Senra, apresentadora do programa Universo Literário e produtora do Toque de Poesia, ambos da rádio UFMG Educativa, lançou o livro Quitandas de Minas: receitas de família e histórias. A publicação, da Autêntica Editora/Gutenberg, reúne cerca de 400 receitas de quitandas (iguarias que acompanham o café da manhã ou da noite) como bolos, biscoitos, roscas e pães, além de doces, licores típicos da culinária mineira e dicas.

O livro é um resgate dos cadernos de receita de avós e tias-avós da autora, mineira de Congonhas. Quitandas pode ser adquirido pelo site www.autenticaeditora.com.br e pelo telefone 0800 28 31. Ele custa R$ 69.

Ciência da Informação

A professora Bernadete Campello, da Escola de Ciência da Informação, é uma das agraciadas do IASL School Award 2008. O prêmio é concedido pela International Association of School Librianship (IASL) a bibliotecários que desenvolvem trabalhos de relevância nacional e internacional.

A professora atribui o mérito ao conjunto de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (Gebe), do qual é coordenadora, e ao livro Como usar a biblioteca na escola, tradução adaptada de Carol Kuhlthau da Rutgers University, nos Estados Unidos, que mostra na prática sua concepção de biblioteca no espaço de aprendizado.

Bernadete é mestre em Biblioteconomia pela UFMG e professora adjunta da Escola de Ciência da Informação. Ela atua principalmente nas áreas de biblioteca escolar, biblioteca e aprendizagem, competência informacional no ensino básico, fontes de informação e educação em biblioteconomia.

Medalha Santos Dumont

A pró-reitora de Recursos Humanos, Elizabeth Spangler de Andrade, o diretor da Face, José Alberto Magno de Carvalho, e a diretora da Faculdade de Farmácia, Jane Maciel Almeida Batista, receberam, no dia 23, a Medalha Santos Dumont, comenda do Governo de Minas. Eles foram indicados pela Reitoria da UFMG, que integra o Conselho da Medalha. A solenidade foi realizada na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, na Zona da Mata mineira. Ao todo foram indicadas 150 personalidades.

A comenda, criada para homenagear o pai da aviação, foi entregue na data em que o 14 Bis fez seu primeiro vôo, em 1906. A medalha foi criada pela Lei 1.493, de 1956, para reconhecer o mérito de pessoas e entidades que se destacam em prol do desenvolvimento da aviação no país.

acontece

Transferência de tecnologia

A reportagem Relógio implacável, publicada na edição 1.630 do BOLETIM (17.10.2008), informou incorretamente que a professora Heloíza Schor é diretora da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT). Ela é responsável pela coordenação do Setor de Transferência de Tecnologia do órgão, que é dirigido pelo professor Rubén Dario Sinisterra.