Busca no site da UFMG

Nº 1645 - Ano 35
23.3.2009

acontece

Cedecom recebe doação

Volumes encadernados com edições do BOLETIM, que cobrem quase 20 anos de circulação do informativo, e cópias de press-releases produzidos pela UFMG, durante oito anos nas décadas de 1970 e 1980, foram doados ao Centro de Comunicação (Cedecom) pelo jornalista Manoel Marcos Guimarães, ex-assessor de Comunicação da Universidade.

Formado pela UFMG, Manoel, que trabalhou na Instituição entre 1972 e 1996, criou o BOLETIM em 1974 e foi seu editor durante vários anos. “Trata-se de publicações que podem ser úteis, agora e no futuro, a eventuais interessados em pesquisar a história da nossa Universidade”, registra o jornalista, em ofício encaminhado à então diretora do Cedecom, Maria Céres Pimenta Spínola Castro.

Astronomia

O Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, vai participar, no próximo mês, daquele que promete ser o maior evento de divulgação da astronomia. Instituições de todo o mundo iniciarão no dia 2 de abril a Maratona 100 Horas de Astronomia (100HA), que oferecerá a oportunidade a muitas pessoas de observar o céu por meio de um telescópio pela primeira vez na vida, tal como fez Galileu há 400 anos. O evento terminará 100 horas depois, no dia 5.

O Observatório receberá visitas de estudantes na noite do dia 2. No dia 3, a partir das 17h, estará aberto ao público, sem hora para fechar e sem necessidade de agendamento prévio. Os visitantes poderão levar seus próprios telescópios, mas para isso devem reservar lugar.
O 100HA deve envolver entidades astronômicas profissionais, clubes de astronomia, planetários e museus de ciências dos 137 países participantes do Ano Internacional da Astronomia. As visitas ao Observatório Frei Rosário podem ser agendadas pelo telefone 3409-5679. Mais informações na página www.observatorio.ufmg.br.

Aquacultura

Em aula inaugural na Escola de Veterinária, realizada no dia 16 de março, o ministro da Secretaria Especial a Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, qualificou de “estratégico” o curso de Aquacultura, recém-criado pela UFMG. “A aquicultura e a pesca vivem momento especial no Brasil, com crescimento de 20% ao ano. E Minas tem enorme potencial nessa área”, disse Gregolin.

O ministro foi recebido pelo assessor para a Área de Agroveterinária da UFMG, Roberto Baracat de Araújo, pelo diretor da Escola, Francisco Carlos Lobato, e pela coordenadora do curso, Denise Aparecida Andrade de Oliveira. Aquacultura é um dos 16 novos cursos de graduação oferecidos este ano pela UFMG. Seu objetivo é aperfeiçoar a produção comercial de organismos aquáticos (peixes, moluscos, crustáceos e algas), oferecendo visão completa de toda a cadeia – desde a reprodução até o processamento e a comercialização do pescado. A criação do curso de Aquacultura foi viabilizada pelo Plano de Apoio a Programas de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

Aula inaugural

A aula inaugural da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi proferida pelo reitor da UFMG, professor Ronaldo Tadêu Pena, nesta segunda-feira, dia 16. Ele foi convidado pelo coordenador do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa. O tema da aula foi “Financiamento da pesquisa nas instituições federais: antigas questões, novos obstáculos”.

O convite ao reitor foi motivado pela postura assumida pela UFMG como única entre 16 instituições federais de ensino superior que recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar o teor do acórdão 2.731 do Tribunal de Contas da União (TCU). A Instituição considera que o relatório do TCU fere a autonomia das universidades, além de não ter dado a elas o amplo direito à defesa assegurado pela Constituição Brasileira.

Serviço VoIP

O Centro de Computação (Cecom) e o núcleo de comunicação interna do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) começarão, no dia 2 de abril, uma campanha de treinamento do serviço VoIP. Servidores, professores e estudantes estão convidados para uma apresentação prática, das 14h às 17h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. No dia 6 de abril, o treinamento acontecerá no auditório da Reitoria, no mesmo horário. Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail comunicacaointerna@cedecom.ufmg.br.

O serviço VoIP entrou em funcionamento na UFMG no ano passado, mas a sua utilização ainda é tímida. “Muitas pessoas não sabem o que é o VoIP e, entre aquelas que sabem, ainda há muita dificuldade em usá-lo”, afirma Ana Palmira, coordenadora do núcleo de comunicação interna do Cedecom. No site www.voip.ufmg.br, há uma explicação passo a passo sobre a utilização do serviço.

Por meio do serviço VoIP, os membros da comunidade acadêmica podem criar números individualizados no portal minhaUFMG, que permitem a realização de conversações entre computadores e telefones convencionais. Além disso, ao digitar no aparelho telefônico o ramal 3333, é possível fazer ligações de longa distância, gratuitas, dos ramais fixos da Universidade para instituições integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), como MEC, MCT, CNPq e Finep e a quase totalidade das instituições federais de ensino superior.

Mobilidade, ligações mais baratas que as feitas pelo sistema convencional de telefonia e integração mais ágil estão entre as vantagens do VoIP. O acesso ao serviço se dá pelo link específico no ambiente pessoal no portal minhaUFMG. Antes de começar a usá-lo, é preciso autorização superior. As dúvidas poderão ser sanadas pelo Cecom, através do e-mail voip@cecom.ufmg.br.