Busca no site da UFMG

Nº 1653 - Ano 35
18.5.2009

acontece

Brasil sobe no ranking da produção científica

O número de pesquisas científicas realizadas no Brasil aumentou mais de 50% de 2007 para 2008, e o país alcançou, no ano passado, a 13ª posição na classificação mundial, ultrapassando a Rússia e a Holanda. Segundo o CNPq, em 2007 a pesquisa brasileira publicou 19.436 artigos, número que subiu para 30.451 em 2008. O ranking é liderado por Estados Unidos, China e Alemanha. O Brasil passou a contribuir com 2,12% dos artigos de todos os 183 países.

O desempenho do Brasil é mérito das universidades e centros de pesquisa que atuam na pós-graduação universitária. Na UFMG, as publicações indexadas pularam de 1.598, em 2006, para 1.761, em 2008. O pró-reitor adjunto de Pesquisa, Rubén Dario Sinisterra, acredita que um dos fatores que contribuíram para o crescimento foi a consolidação e ampliação dos grupos de pesquisa da UFMG credenciados no CNPq. Em 2007, eles eram 650. Um ano depois, o número de grupos subiu para 732.

Outro fator que favoreceu a evolução, segundo Rubén Dario, foi a sustentabilidade das políticas públicas de financiamento. “Tanto o governo federal como o governo estadual têm investido na pesquisa e hoje não faltam recursos”, diz o pró-reitor adjunto, enfatizando o protagonismo assumido pela Fapemig a partir de 2006. Segundo ele, os investimentos na infraestrutura de pesquisa da UFMG refletem-se positivamente na proteção científica. Por ano, a Universidade tem obtido uma média de 40 patentes.

Escola de Engenharia

A Diretoria da Escola de Engenharia da UFMG recebeu, no dia 8 de maio, as chaves do Bloco 2; dos Centros de Experimentação 1, 2, 3 e 5; e do Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES) do novo complexo no campus Pampulha. A solenidade contou com a presença do reitor da UFMG, Ronaldo Pena, e do diretor da Escola de Engenharia, Fernando Amorim.

Com aproximadamente oito mil metros quadrados, o Bloco 2 abriga laboratórios e gabinetes das engenharias de Minas, Metalúrgica, Química e parte da Civil. Já os Centros de Experimentação recebem os grandes laboratórios dos departamentos de Materiais, Estruturas, Elétrica, Metalurgia, Química, Minas, Sanitária e Ambiental, Transporte e Geotecnia. “No total, entregamos hoje 14 mil metros de área construída. Os trabalhos de professores e alunos vão avançar em quantidade e qualidade com esta nova infraestrutura”, disse Ronaldo Pena.

O Bloco 1 do novo prédio foi entregue à comunidade acadêmica em março deste ano. São 20 mil metros quadrados de área construída divididos em gabinetes de professores e salas de setores administrativos dos departamentos de Engenharia de Estruturas, Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, e Engenharia Sanitária e Ambiental, além de programas de pós-graduação. O Bloco 3, de salas de aula, estará pronto em dezembro deste ano, e a expectativa é de que em março de 2010 seja possível desativar o prédio da Escola no centro da cidade.

Ciência e Tecnologia

A superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG), Heloísa Menezes, ministrará, no dia 26, às 8h30, no campus Pampulha, palestra sobre Ciência e Tecnologia. O evento será realizado no Auditório Professor Aluísio Pimenta (sala 4003), Anexo I do Departamento de Química. Aberta às comunidades interna e externa, a palestra discutirá temas ligados à aplicação de tecnologias no desenvolvimento do conhecimento científico.

A iniciativa é parte do workshop de capacitação voltado para os empreendedores ligados à Inova-UFMG Incubadora de Empresas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até esta sexta-feira, dia 22, pelo e-mail preincubacao@inova.ufmg.br. O interessado precisa informar nome, unidade da UFMG e telefone de contato. Mais informações no site da www.inova.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-5561 e 3409-6783.

A viagem de Clara

Movida por uma incontrolável vontade de mudar – ser mais alta e bonita e tornar-se adulta –, uma garota acaba embarcando numa viagem pelo próprio corpo, na qual vive uma série de aventuras e aprende a lidar com seus desejos e a se conhecer melhor. Esse é o enredo de A viagem de Clara, da Confesso Cia. de Teatro, atração do Quarta Doze e Trinta do dia 20 de maio, no auditório da Reitoria.

O grupo Confesso é formado por alunos dos cursos de Teatro, História e Comunicação Social da UFMG. O Quarta Doze e Trinta é uma promoção da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), com entrada franca.

Sentimentos do Mundo

A UFMG abrirá, nesta quinta-feira, dia 21, suas portas para receber a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A apresentação é parte do Ciclo Sentimentos do Mundo, que a cada semestre brinda a comunidade com uma atração cultural gratuita. O espetáculo, organizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), será ao ar livre, em frente à Reitoria, no campus Pampulha, a partir de 18h. O evento é gratuito e aberto à população.

Ao inaugurar a primeira rodada do Ciclo de Espetáculos Sentimentos do Mundo de 2009, a Filarmônica apresentará obras dos compositores Franz Joseph Haydn e Franz Adolf Berwald, sob a regência do maestro Fábio Costa.