Busca no site da UFMG

Nº 1685 - Ano 36
8.3.2010

LCC instala maior supercomputador do estado

Um supercomputador de 1,6 terabytes de memória RAM e 145 terabytes de memória física entra em operação na UFMG, neste semestre. A cerimônia de inauguração será nesta terça-feira, dia 9, a partir das 15h, no anfiteatro 4 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). O equipamento, destinado a pesquisa científica, está instalado no centro regional do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad) do Ministério de Ciência e Tecnologia, vinculado ao Laboratório de Computação Científica (LCC) do ICEx.

De acordo com o físico do LCC Domingos da Costa Rodrigues, o equipamento entrará em operação tão logo sejam feitos testes de desempenho. A previsão é de que, a partir de abril, pesquisadores possam apresentar seus projetos ao LCC para utilizá-lo.

Adquirido ao custo de R$ 1 milhão com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia, o supercomputador será o maior, em termos de capacidade de armazenamento e processamento de dados, em operação em Minas Gerais e na rede do Sinapad. Sua aquisição deverá potencializar a pesquisa desenvolvida no estado, especialmente a relacionada a questões teóricas e práticas da química, física quântica, engenharia, geociência, bioinformática e computação.

Cálculos complexos de estrutura na engenharia civil ou de data mining – em que é necessário associar inúmeras variáveis de grandes bancos de dados para extrair conclusões – são alguns dos problemas típicos que exigem processamento nessa modalidade de equipamento. “Além de atender à demanda já existente, o supercomputador vai oferecer oportunidade de estudo de problemas de maiores dimensões, que antes não eram postos pela comunidade científica devido a restrições tecnológicas”, acrescenta Rodrigues.

Visualmente, o supercomputador consiste em quatro espécies de armários grandes, conectados. Sua arquitetura de processamento de dados é conhecida como computação paralela ou distribuída. No caso do novo supercomputador, isso significa que o ambiente de computação é distribuído em 848 núcleos de processamento.

Bem-vindos à Galáxia UFMG

Integração por meio da cultura é o objetivo da Semana Marciana do Estudante

Igor Lage

De qual planeta você é? Da Fafich, do ICEx, do ICB, da Medicina, talvez? A verdade é que, mesmo tão diferentes, esses planetas e seus habitantes fazem parte de uma imensa galáxia conhecida como UFMG. É essa analogia que inspira a organização, pela Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE), da Semana Marciana do Estudante, uma referência também ao mês de março, quando acontecem as atividades programadas.

“No segundo semestre, temos a Semana do Estudante, relacionada diretamente ao Dia do Estudante, que dá as boas-vindas aos alunos da Universidade. A recepção já acontecia de maneira semelhante no primeiro semestre, mas agora resolvemos adotar esse nome e brincar com esse duplo sentido da palavra ‘marciana’”, explica o diretor para Assuntos Estudantis, Seme Gebara.

As atividades vão acontecer no período de 15 a 19 de março, em diversos espaços do campus Pampulha. Durante toda a semana, a exposição Invasão de Poesias, do coletivo Barkaça, ficará disponível na avenida Mendes Pimentel, a principal do campus. A segunda-feira também dará destaque à poesia com o Varal Poético, que colherá depoimentos dos alunos em camisas para pendurá-las em um varal. Os estudantes também poderão se encontrar na Praça de Serviços, às 12 horas, para participar de uma roda de contação de histórias.

A Semana conta ainda com outras atrações culturais, como o espetáculo teatral Deuses, a mostra de cinema do Grupo Disseminação e um show especial para o Quarta Doze e Trinta com Maria Bragança e Djalma Correa. Ainda no campo artístico, a professora de arte contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) Bia Medeiros fará conferência com o tema Arte + Ciência + Filosofia + novas linguagens contemporâneas, e, para romper com a “seriedade” do ambiente acadêmico, um grupo de palhaços invadirá as escolas para fazer a Intervenção da Bobagem.

O encerramento da Semana Marciana do Estudante será na noite de sexta-feira com um show do DJ Tudo, na Praça de Serviços. Outros shows, performances e intervenções culturais ainda serão confirmados nos próximos dias. “O objetivo da Semana é explorar os espaços de convivência da Universidade e movimentá-los culturalmente”, afirma Seme Gebara. A programação pode ser acessada no site da DAE: www.ufmg.br/dae.

O evento também comemora os quatro anos de criação da DAE e os 80 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), completados em setembro do ano passado. Para celebrar a ocasião, um bolo especial será servido como sobremesa no Restaurante Setorial II. “A DAE é apenas uma criancinha começando a caminhar, enquanto a Fump já se tornou uma senhora”, brinca Seme Gebara. “Porém, ambas estão igualmente empenhadas em debater e trabalhar assuntos de interesse dos estudantes”, ressalva.