Busca no site da UFMG

Nº 1685 - Ano 36
8.3.2010

acontece

Quarta Doze e Trinta

No ano em que completa três décadas de existência, o Quarta Doze e Trinta retoma suas atividades com o show do cantor e violonista mineiro Pedro Morais nesta quarta, dia 10, às 12h30, na Praça de Serviços. Ao lado do violonista Christiano Lima, ele apresentará canções de seu primeiro CD, lançado em 2007, e do mais recente, Sob o Sol. Dono de voz privilegiada e de timbre incomum, Pedro Morais, apontado como uma das revelações da música de Minas Gerais, tem estilo influenciado pelo choro e samba-canção.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), em parceira com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.

Núcleo de Escuta

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) implantou um posto de atendimento do seu Núcleo de Escuta na unidade da Fundação no campus Pampulha, ao lado do Restaurante Setorial II. Trata-se de espaço aberto aos estudantes da UFMG, voltado prioritariamente aos recém-chegados à Universidade e ainda sem vínculos com a Fump. No local, um assistente social esclarece, orienta e encaminha os alunos aos diversos setores da Fundação, da UFMG e da comunidade em geral.

“O calouro recebe o acolhimento e o apoio necessários para superar as dificuldades causadas pelo choque cultural, principalmente quando vem do interior de Minas, de outros estados ou países. O apoio prestado pelo Núcleo auxilia o estudante a superar situações que, sem uma intervenção urgente, podem provocar sua evasão”, explica a coordenadora de Serviço Social da Fump, Marisnei Dourado.

O Núcleo de Escuta atende, no campus Pampulha, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Contatos pelo telefone (31) 3409-3970. Já a unidade do Núcleo de Escuta localizada na sede da Fump, no Centro de Belo Horizonte, funciona das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30. Telefone: (31) 3409-8400.

Eleições

Estão definidos os novos representantes da comunidade acadêmica em órgãos e comissões da UFMG, eleitos nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para o Conselho Universitário, foram escolhidos, entre os servidores técnicos e administrativos, e nesta ordem, Cristina del Papa, da Diretoria de Ação Cultural (DAC), Filipe Amaral Rocha de Menezes, do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Lucia Aparecida de Oliveira, da Pró-Reitoria de Pesquisa, e Guilherme Fátima de Faria, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), que só terá seu nome homologado quando as três vagas de docentes no Conselho forem preenchidas.

A representante eleita dos docentes (área de Humanidades) na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) é Adriana Campos Silva, da Faculdade de Direito. Havia duas vagas em disputa, mas só foi apresentada uma candidatura. Na área de Ciências da Vida, o mais votado para a única vaga foi Anilton Cesar Vasconcelos, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Também na CPPD, a vaga de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ficou com Denise Alves de Araújo, do Centro Pedagógico.

A vaga de docente (Humanidades) no Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) foi preenchida por Jacqueline Veneroso Cunha, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). No Comitê de Ética em Experimentação Animal (Cetea), o lugar reservado aos servidores técnicos e administrativos foi ocupado por Marco Antônio Guerra, da Escola de Veterinária.

A representante eleita dos servidores técnicos e administrativos no Conselho de Diretores é Juliana Alves dos Santos, do ICEx. No Conselho de Curadores, José Luiz Borges Horta, da Faculdade de Direito, foi eleito para uma das duas vagas (não houve outra candidatura). E a nova representante dos técnicos e administrativos é Rachel Alves Fonseca, do Centro Pedagógico. Já o Conselho Diretor da Moradia Universitária (CDMU) recebe Lindaura Rosa dos Santos, da Fafich, como nova representante dos técnicos e administrativos.

Alunos de música premiados

O aluno Ayran Nicodemo, do curso de bacharelado em Violino da Escola de Música da UFMG, foi selecionado por meio de concurso para vaga disputada por jovens músicos de todo o país, na Orquestra Sinfônica Jovem (OSBJovem), no Rio de Janeiro. Ele preencherá a vaga de concertino do naipe de segundos violinos da orquestra, que tem direção artística de Roberto Minczuk e regência de Marcos Arakaki.

Ayran foi também selecionado no 1° Concurso Jovem Solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado. Das quatro vagas oferecidas, três foram preenchidas por alunos da Escola de Música. Os outros são Luísa Camargo Mitre de Oliveira (piano) e Rafael Ribeiro Ferreira (flauta). Eles vão se apresentar com a Orquestra no dia 16 de março, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Já o aluno Cláudio Pereira, do 7° período de licenciatura, conquistou o primeiro lugar no Concurso Mundial de Guitarra Riff King Saxon. Neste concurso, participantes de todo o mundo criaram um solo para a música Live to Rock, da banda inglesa de heavy metal Saxon. Cláudio apresentou o melhor solo.

Seleção de bolsistas

O Centro Pedagógico da UFMG recebe, até 17 de março, inscrições para seleção de dez bolsistas. Podem se inscrever estudantes dos cursos de pedagogia, letras, matemática, psicologia e terapia ocupacional. A carga horária é de 12 horas semanais. O processo seletivo consistirá de análise do histórico escolar, currículo e entrevista.

Há também uma vaga direcionada ao Projeto Escolas Parceiras: Integração, Extensão, Pesquisa e Ensino na Formação de Professores, à qual podem se candidatar estudantes de pedagogia, comunicação social, história, geografia e letras. A dedicação exigida é de 20 horas semanais, e as inscrições podem ser feitas até 22 de março. Além da análise de currículo e histórico escolar e da entrevista, a seleção inclui produção de texto. Os editais da seleção estão disponíveis na página da Unidade: www.ufmg.cp.ufmg.br.