Busca no site da UFMG

Nº 1707 - Ano 36
23.8.2010

Com a palavra, o CANDIDATO

Veículos de comunicação da UFMG começam a exibir entrevistas com postulantes ao governo de Minas

A UFMG quer conhecer as propostas dos candidatos ao governo de Minas. A série de entrevistas, que recebeu o nome de “Palavra de candidato”, será exibida a partir desta quinta-feira, dia 26, pela TV Universitária (canais 12 da Net e 14 da Oi TV) e pela rádio UFMG Educativa (104,5 FM). Na rádio, as entrevistas irão ao ar às 18h, e na TV, às 21h. No site da UFMG (www.ufmg.br), os programas permanecerão postados até o dia 30 de setembro, último dia para propaganda segundo a legislação eleitoral.

As entrevistas estão sendo gravadas no estúdio da TV UFMG, localizado no campus Pampulha. Todos os candidatos foram convidados e aceitaram gravar as entrevistas: Fábio Aparecido Martins Bezerra (PCB), José Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Luiz Carlos Ferreira (PSOL), Edílson José do Nascimento (PT do B), Hélio Costa (PMDB) e Antônio Augusto Anastasia (PSDB).

As regras dos programas foram acertadas no dia 6 de agosto, em reunião da direção do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG com as assessorias dos candidatos realizada na Escola de Música da UFMG. No dia 13, nova reunião definiu a ordem de veiculação das entrevistas: 26 de agosto, Hélio Costa; 27 de agosto, Antonio Anastasia; 30 de agosto, José Fernando; 31 de agosto, Vanessa Portugal; 1º de setembro, Edílson José do Nascimento; 2 de setembro, Luiz Carlos; e 3 de setembro, Fábio Bezerra.

Temas

As entrevistas, com uma hora de duração, estão divididas em dois blocos, com 30 minutos cada. As perguntas são formuladas por dois jornalistas convidados, sendo um do Cedecom e outro da TV PUC ou da Uni-BH, universidades parceiras da UFMG na TV Universitária. Também fazem perguntas alunos, professores e servidores da UFMG de todas as áreas do conhecimento.

De acordo com o acerto feito com os assessores dos candidatos, os temas das perguntas são definidos antes da gravação, devendo versar sobre educação, saúde, urbanismo e meio ambiente, emprego e renda e segurança pública. Dos seis temas, quatro são sorteados. Como o programa é um projeto de três universidades, o tema ciência e tecnologia é obrigatório em todas as entrevistas. No estúdio, além do apresentador, ficam apenas os dois entrevistadores e um assessor do candidato, conforme acordo firmado entre eles. As perguntas dos alunos, professores e funcionários foram gravadas e são exibidas aos candidatos no momento da entrevista.