Busca no site da UFMG

Nº 1707 - Ano 36
23.8.2010

Obra de Conceição Tavares ganha LEITURAS CRÍTICAS

Em sua passagem pela UFMG, onde fará conferência dentro do projeto Sentimentos do Mundo (leia mais nas páginas 4 e 5), a economista Maria da Conceição Tavares será homenageada com o lançamento do livro Leituras críticas sobre Maria da Conceição Tavares, publicado pelas editoras UFMG e da Fundação Perseu Abramo.

A obra foi organizada pelo professor Juarez Guimarães, do Departamento de Ciência Política da UFMG. “Este livro resulta de um esforço coletivo de aproximação sistemática ao pensamento daquela que pode ser hoje considerada, por todos os títulos, a maior economista viva do Brasil”, escreve Guimarães na introdução do livro.

Segundo ele, tal juízo baseia-se na capacidade criativa da autora, na sua erudição, na relevância dos temas que aborda, na influência que o seu pensamento exerce sobre várias gerações de economistas e “no invencível sopro humanista que organiza e dá coerência à sua obra”.

Os ensaios que discutem as contribuições de Conceição Tavares foram escritos pelo historiador econômico Ricardo Bielschowsky (Conceição e o crescimento econômico brasileiro), pelo sociólogo Emir Sader (Imperialismo e hegemonia) e pelos economistas José Carlos de Souza Braga (O irracional e o inteligível no capitalismo financeiro) e Maurício Borges Lemos (O problema do sistema financeiro brasileiro na visão de Maria da Conceição Tavares).

A obra é completada por uma longa entrevista concedida ao professor Juarez Guimarães e lista de livros e artigos escritos pela autora ao longo dos últimos 50 anos, encabeçada pelo clássico Da substituição de importações ao capitalismo financeiro, lançado em 1972 e que teve 12 edições publicadas no Brasil e duas no México. Ao final, há uma lista com os prêmios e títulos recebidos pela professora, entre os quais a Ordem de Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, em 1986, e o Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires, em 2001.