Busca no site da UFMG

Nº 1708 - Ano 36
30.8.2010

Concurso estimula produção audiovisual com foco na BIODIVERSIDADE

Zirlene Lemos*

O ano de 2010 foi escolhido pela Assembléia Geral da ONU como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de chamar a atenção e conscientizar sobre questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade em todo o mundo. Com inspiração na iniciativa e com o objetivo de dar visibilidade à sua produção audiovisual, a UFMG lança um concurso de vídeos. Até 30 de setembro, alunos, funcionários e professores podem inscrever trabalhos que abordem, preferencialmente, a temática da biodiversidade, mas também o universo cultural e científico de projetos, ações e pesquisas desenvolvidas na Universidade em distintas áreas do conhecimento.

Vale abusar da criatividade e usar todos os recursos disponíveis para a produção. Câmeras convencionais ou digitais, celulares, webcams e quaisquer outros dispositivos móveis, desde que os vídeos sejam no mínimo em 480 pixels (em formato flv ou mp4) e tenham duração máxima de cinco minutos. A obra pode ser produzida individualmente ou em grupo.

Estratégia para popularização do conhecimento em vários âmbitos e primeiro do gênero promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), o concurso é realizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPInfo), Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS) e Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade – esses setores integram o colegiado da Proex e representam esforço institucional para dar visibilidade à produção cultural e científica da Universidade em diálogo com a sociedade.

“Optamos por participar da iniciativa inserindo o tema em nosso concurso e fomos além, ampliando o escopo para encorajar os produtores locais que tenham desenvolvido vídeos em outros temas”, explica a professora Maria Aparecida Moura, da Escola de Ciência da Informação e da CPInfo.

UFMG Tube

O concurso está vinculado ao projeto UFMG Tube, que tem por objetivo criar um canal de postagem colaborativa de vídeos dedicados à divulgação da produção científica e cultural da comunidade da UFMG, tendo em vista a ampliação do acesso e visibilidade das ações institucionais. “O projeto busca estabelecer um canal dinâmico e direto entre sociedade civil, estudantes, pesquisadores e gestores das instituições públicas de pesquisa, cultura e divulgação científica”, afirma Maria Aparecida Moura.

A professora lembra ainda que a divulgação científica que lança mão de canais de autoarquivamento já é uma realidade em expansão no contexto internacional. Na França, por exemplo, há o CNRS Images (www.cnrs.fr/cnrs-images) e a ESCoM (semioweb.msh-paris.fr/FR/default.htm), que trabalham com imagens e discursos científicos como forma de coletar, sistematizar e difundir coleções de patrimônios científicos e culturais com o apoio das novas tecnologias audiovisuais. Outra iniciativa destacada pela professora da Ciência da Informação é o Journal of Visualized Experiments – Jove (www.jove.com), de acesso livre e dedicado às pesquisas no campo das Ciências Biológicas. A publicação se apresenta na forma de videoartigo.

“No caso da UFMG, essas iniciativas são ainda dispersas e vinculadas às atividades dos pesquisadores de maneira individualizada. A proposta é estimular nova abordagem aos processos de comunicação e divulgação da produção científica e cultural, articulada ao atual contexto de inovações”, explica Maria Aparecida Moura.

Mostra itinerante

O concurso de vídeos integra as atividades do evento UFMG Conhecimento e Cultura 2010, que neste ano acontecerá de 18 a 22 de outubro e terá como tema o Ano Internacional da Biodiversidade. A programação também inclui o seminário Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Os vídeos selecionados vão integrar mostra multimídia itinerante durante o evento e também serão postados no canal UFMG Tube. A divulgação dos trabalhos vencedores será no dia 22 de outubro, durante a cerimônia de encerramento, marcada por premiação e apresentações culturais e artísticas.

Os interessados em participar do concurso devem se inscrever na Diretoria de Divulgação Científica, que fica na avenida Antônio Carlos, 6.627, andar térreo do prédio da Reitoria, no campus Pampulha. O candidato deverá apresentar duas cópias do trabalho ou enviá-las pelos Correios para a DDC, junto com ficha de inscrição, nome do trabalho e dos proponentes, especificações, ficha técnica, sinopse e palavras-chave.

Outras informações em www.ufmg.br/proex, pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428, e ainda pelo endereço ddc-secretaria@proex.ufmg.br.

*Jornalista da Pró-reitoria de Extensão