Busca no site da UFMG

Nº 1708 - Ano 36
30.8.2010



‘IMBECILLITAS’

Imbecillitas – As bem-aventuranças da inferioridade nas sociedades de Antigo Regime, livro do historiador e jurista português António Manuel Hespanha, será lançado nesta quinta-feira, 2 de setembro, em Belo Horizonte. A obra, de 296 páginas, que traz as reflexões de Hespanha sobre o processo de formação das sociedades modernas, integra a Coleção Olhares, de iniciativa do programa de pós-graduação do curso de História (PPGH) da UFMG e da Annablume Editora. O livro resulta de curso realizado na Universidade pelo autor, em 2008, proposto pelo PPGH ao programa Escola de Altos Estudos da Capes. António Manuel Hespanha é referência em debates sobre história institucional e política de países ibéricos, em especial Portugal, no período conhecido como Antigo Regime, e já publicou diversas obras abordando a história do direito. O lançamento ocorre das 19h às 22h, na Quixote Livraria e Café, rua Fernandes Tourinho, 274. Telefone: (31) 3227-3077.

ARTE em Montes Claros

Usuários das linhas de transporte coletivo Circular A e B de Montes Claros poderão, a partir deste mês, aproveitar o tempo de viagem para conhecer peças de literatura e artes plásticas, a exemplo do que já ocorre em Belo Horizonte, graças ao projeto Leitura para Todos, da Faculdade de Letras da UFMG. Denominado Caminhos da Leitura, o programa de Montes Claros é desenvolvido pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas, Funorte, em parceria com a UFMG e a MCTrans. A iniciativa consiste na afixação de cartões nos bancos dos ônibus contendo trechos de textos de escritores consagrados da literatura brasileira e imagens de obras de artistas plásticos regionais. O objetivo é ampliar o acesso a acervos culturais e despertar entre o público o desejo de produzir arte.

Presença AFRICANA

Será em 27 e 28 de setembro, no auditório Sônia Viegas, na Fafich, o Seminário Internacional sobre a Presença Africana no Mundo Moderno. O evento tem como tema Os angolas no Brasil, o Brasil em Angola – África, Europa e América e a construção do mundo moderno. As inscrições serão aceitas a partir do primeiro dia do seminário. Questões como circuitos de prática e redes de identidades no Atlântico Negro; africanos e europeus na construção do mundo moderno; África e América: o mundo atlântico e o comércio; trânsitos de gentes e de culturas; e pesquisas sobre o tráfico de escravos entre Angola e Brasil estão na pauta do seminário. O evento também vai abrigar, um dia após seu término, em 29 de setembro, o Encontro de Grupos de Pesquisa: a África em Rede. Pelo menos 13 pesquisadores de diversas instituições de ensino do país vão apresentar propostas de estudos sobre o tema. Saiba mais no site www.fafich.ufmg.br/ppghis; pelo telefone (31) 3409-5068 ou pelo endereço angolasnobrasil@gmail.com.

PALHAÇOS e a criação do mundo

No início era o princípio, peça teatral do grupo Hoje Tem Marmelada, é a atração do projeto Quarta Doze e Trinta desta semana. O espetáculo, dirigido por Mariana Muniz, mostra a criação do mundo sob o ponto de vista de três palhaços. De acordo com a atriz Bete Penido, que também assina o argumento da peça, a comédia roteiriza a história bíblica, recriando-a e inserindo a linguagem do palhaço. O tom de brincadeira está presente também na trilha sonora, com clássicos do cancioneiro brega e do pop rock dos anos 80. A apresentação na UFMG será na Praça de Serviços, campus Pampulha, às 12h30 de 1º de setembro. A entrada é aberta ao público.

Redação ADOLESCENTE

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) recebe inscrições, até 5 de setembro, para o I Concurso de Redação, destinado aos trabalhadores adolescentes da UFMG. Com o tema Adolescente: um ser em formação, o texto deverá ser dissertativo e ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, a contar do título. Os trabalhos serão redigidos no dia 15 de setembro, em endereços nos campi Pampulha e Saúde. Serão classificados os três melhores textos. O resultado será anunciado em 27 de setembro, no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG, durante a realização da VIII Festa do Dia do Trabalhador Adolescente. Para mais informações, basta acessar o regulamento do concurso no site www.ufmg.br/prorh ou entrar em contato pelo telefone (31) 3409-4486.

GALPÃO na Pampulha

O Grupo Galpão apresenta esta semana, no campus Pampulha, o espetáculo Till, a saga de um herói torto. Parte da programação artística do ciclo Sentimentos do Mundo, a peça conta história do personagem criado pela cultura popular alemã da Idade Média. Num país miserável, povoado de personagens grotescos e espertalhões, Till é abandonado em meio ao frio e à fome e descobre que terá de se tornar ainda mais esperto e enganador. Ainda de acordo com texto de divulgação do Galpão, em enredo paralelo, três cegos andarilhos buscam a redenção sonhando alcançar as torres de Jerusalém e salvar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis. O espetáculo será encenado nesta terça, 31 de agosto, a partir das 19h30, no gramado em frente à Reitoria. O acesso será gratuito.