Busca no site da UFMG
ß

Nº 1715 - Ano 37
18.10.2010



INTERNATO rural na Odonto

Estão abertas as inscrições para seminário em comemoração aos dez anos do internato rural em Odontologia, que será realizado nos dias 2 de 3 de dezembro no anfiteatro da Faculdade de Odontologia da UFMG.

A programação inclui palestra do professor Francisco Campos, da Faculdade de Medicina e do Ministério da Saúde, que abordará a importância do internato como espaço de preparação e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação profissional. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Centro de Extensão (Cenex) da Unidade pelo telefone 3409-2451 ou pelo e-mail odonto-cenex@ufmg.br.

A oitava PORTA

Como parte da programação do evento UFMG Conhecimento e Cultura, o Quarta Doze e Trinta desta semana traz a peça La octava puerta, comédia do grupo Teatro Del Caballero, de Cuba. Protagonizado pelo ator José Antonio Alonso, o espetáculo faz alegoria crítica da sociedade cubana. Ele será apresentado no dia 20, às 12h30, no auditório da Reitoria.

O ator mergulha na história com a mesma força com que os sete exércitos se lançaram contra Tebas – um para cada porta que protegia a cidade das maldições lançadas por Édipo. Mas aqui há uma oitava porta, que simboliza a necessidade de fugir. Alonso, que escreveu em parceria com o dramatugo Julio Cid, usa várias máscaras para compor seus personagens.

O Quarta Doze e Trinta é uma promoção da Diretoria de Ação Cultural (DAC) e da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), e tem entrada franca.

Encontro de Ciências Sociais

Financiamento de campanhas eleitorais, ações afirmativas e presença da mulher da política são temas que levarão pesquisadores da UFMG ao 34º encontro anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). O evento vai acontecer em Caxambu, de 25 a 29 de outubro, e terá seminários temáticos, fóruns, simpósios e cursos. A Anpocs tem 86 instituições filiadas.

O professor Bruno Reis, do Departamento de Ciência Política da UFMG (DCP), será um dos expositores na mesa-redonda que vai abordar Modalidades de financiamento de campanhas eleitorais. Também professor do DCP, Leonardo Avritzer vai debater Teoria do reconhecimento e ação afirmativa étnico-racial.

O fórum que vai tratar do tema As mulheres na política: desafios teóricos e perspectivas metodológicas terá coordenação da professora Marlise Matos, chefe do DCP e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) e do Centro de Interesse Feminista e de Gênero (CIFG). Outras informações.

Melhores em inovação

O plano de inovação Nanotecnologia Magnética Aplicada à Indústria de Combustíveis, desenvolvido pela equipe Nanotug, da UFMG, ficou com a primeira colocação do júri técnico no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. O júri popular elegeu o projeto Utilização de Biorreator de Microalgas na Fixação de CO2 com Aproveitamento de Biomassa, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A equipe da UFMG foi premiada com viagem ao SkySong, centro de inovação localizado na Universidade do Arizona (EUA).

A equipe Nanotug conta com Aluir Dias Purceno, do ICEx, Juliana Lott Carvalho e Felipe Tadeu Fiorini, do ICB. Seu plano propõe a criação de nanopartículas capazes de fazer interagir água e óleo com maior facilidade e rapidez. O projeto pode ser utilizado, por exemplo, na desemulsificação da produção de petróleo.

As equipes do Programa Mineiro de Empreendedorismo, iniciativa do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), foram inseridas em situações do cotidiano do processo de inovação e elaboraram produtos em que deveriam utilizar conhecimento científico. Os melhores planos de cada universidade mineira foram expostos na Inovatec, feira realizada este mês em Belo Horizonte.

Perfil do estudante

A UFMG participa este ano de pesquisa nacional que vai traçar o perfil socioeconômico dos alunos de instituições federais de ensino superior. A pesquisa vai envolver 418 estudantes da Universidade escolhidos de forma aleatória. Até 20 de novembro, eles estão convidados a responder questionário pela internet com perguntas sobre sua vida acadêmica, econômica, social e cultural.

A pesquisa visa obter dados para aprimorar políticas de assistência estudantil em âmbito institucional e nacional. A iniciativa é do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que apresentará os resultados em dezembro para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Avaliação em saúde

A Escola de Enfermagem promove, no dia 9 de novembro,
o I Workshop sobre Avaliação de Programas em Saúde. O evento terá a presença, entre outros nomes, de Celina Modena e Regina Celi Bodstein, ambas ligadas à Fiocruz.

O objetivo é buscar o aperfeiçoamento da avaliação das práticas educativas em diferentes programas de promoção da saúde. “Os profissionais das diversas áreas precisam melhorar suas observações sobre os efeitos das ações educativas na saúde dos indivíduos”, explica a professora Heloisa Torres, coordenadora do evento.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail cenex@enf.ufmg.br. Outras informações podem ser obtidas prelo telefone (31) 3409-9831 e no site da Escola de Enfermagem.