Busca no site da UFMG

Nº 1715 - Ano 37
18.10.2010


Cultura em festa

Programação artística é um dos pontos fortes do evento
UFMG Conhecimento e Cultura

Zirlene Lemos*

www.monicasalmaso.mus.br
ulpiano_menezes_foto_aline_dacar.jpg
Mônica Salmaso: voz aveludada e técnica apurada

A diversidade é a marca do braço artístico do evento UFMG Conhecimento e Cultura, que será realizado ao longo desta semana. Cinema, música, dança e teatro compõem a programação, que ocorrerá em espaços e horários diversos, e contará com a participação de grupos artísticos da Universidade.

“A cultura é essencial em todas as esferas, especialmente para estabelecer vínculos”, pontua o pró-reitor de Extensão, João Antônio de Paula, um dos responsáveis pela organização da programação. Ele explica que, em relação aos anos anteriores, houve ampliação das atividades, com destaque para edição especial do projeto Sentimentos do Mundo – show da cantora Mônica Salmaso – e a elaboração de uma agenda que permitirá a participação de alunos dos cursos noturnos e da comunidade em geral.

Haverá mais 10 apresentações de música, teatro e dança, exibição de 48 curtas de alunos e professores da UFMG (programa Cine 0800) e um dia inteiro (21 de outubro), na Faculdade de Letras, dedicado à Cultura Livre, que divulgará movimentos que buscam a socialização do conhecimento. A intenção é promover a interação de projetos sociais, educativos e artísticos e de pessoas interessadas em compreender melhor temas como propriedade intelectual, software livre e liberdade na rede.

Apresentações da Orquestra Sinfônica da UFMG, do grupo instrumental Cariúnas, da Geraes Bing Band e da Velha Guarda do Samba são outras atrações. O encerramento, na sexta-feira, dia 22, às 19h30, no gramado da Reitoria, ficará a cargo do Grupo Sarandeiro, com o espetáculo Quebranto, a dança dos orixás.

Sentimentos do Mundo

“Em qualquer rua de qualquer cidade, em qualquer praça de qualquer país, levo meu canto puro e verdadeiro, eu quero que o mundo inteiro se sinta feliz”. Com esses e outros versos da canção Canário do reino (de Carvalho e Zapatta), a cantora Mônica Salmaso espera embalar o público no show que fará na UFMG, dentro do projeto Sentimentos do Mundo. Acompanhada pelos músicos Teco Cardoso (sopros) e Nelson Ayres (piano), ela fará show que integra a programação artística do UFMG Conhecimento e Cultura 2010.

Elogiada, entre outros, por Edu Lobo (“é a melhor voz que ouvi nos últimos anos”) e José Miguel Wisnik (“quando a ouvi fiquei imediatamente fascinado pela voz precisa e poderosa que vai dos graves aos agudos”), Salmaso começou na música ainda menina. “Quando criança tinha muita música em casa. Minha mãe fazia aulas de violão e um grupo de amigos dos meus pais sempre ia lá para promover cantorias. Eu ficava na sala, com eles. Era muito pequena, cantando ‘músicas de adulto’”, relembra.

Com timbre de voz aveludado e dona de técnica apurada, desenvolvida ao longo de anos de estudo, a cantora paulista tem parcerias com Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Tom Zé e Zeca Baleiro, entre outros. Privilegiando repertório ligado à “raiz brasileira”, o show contará com repertório que reúne obras de Villa-Lobos, valsas do começo do século passado, composições de Orlando Silva, além de Edu Lobo e Chico Buarque. Também não faltarão sambas de Adoniran Barbosa e Ary Barroso e músicas líricas de Tom Jobim. Mas ela faz mistério e garante surpresas. “Faremos um show lindo, pois esse trabalho é resultado de tudo o que construí junto com o Teco e o Nelson. Há muita variedade em termos de arranjos, improvisos e diálogos entre nós e uma abrangência imensa e representativa do que gostamos na música brasileira”, analisa.

Aberto ao público, o show de Mônica Salmaso ocorrerá no dia 21 de outubro, às 19 horas, no gramado da Reitoria. A programação completa do UFMG Conhecimento e Cultura está disponível no site.

*Jornalista da Pró-reitoria de Extensão