Busca no site da UFMG
ß

Nº 1716 - Ano 37
25.10.2010



Música e dança

O solo de dança Carta para não mudar ou Cantiga interrompida, do grupo Confraria da Dança, de São Paulo, é a atração do projeto Quarta Doze e Trinta no próximo dia 27. O espetáculo tem como mote a “inquietude do ser” e, ainda segundo os autores, é uma “obra aberta – inacabada e inacabável”. A apresentação acontece às 12h30, no auditório da Reitoria (campus Pampulha).

Já o projeto Uma Tarde do Campus, realizado sempre na última quinta-feira do mês, às 17h30, promove show do grupo Chuva a Granel. Formado por Karine Amorim (voz), Jardel Rodrim (violão e guitarra), Evaristo Bergamini (baixo) e Daniel Guedes (percussionista convidado), o grupo compõe suas canções a partir da pesquisa de sonoridades, experimentação de arranjos e estruturas musicais, influenciado pela música mineira, jazz, blues e canções modais.

Gibi na universidade

O professor e jornalista Paulo Ramos participa, nesta quarta-feira, 27 de outubro, na Faculdade de Letras (Fale), do lançamento do projeto Quadrinhos na Academia, que a cada mês realizará discussões sobre o estudo e a produção de histórias em quadrinhos no ambiente universitário. O jornalista abordará o tema Quadrinhos e letras: uma relação possível.

O evento – que começa às 14h, no auditório 1007 da Fale – será mediado pela professora Adriana Sartori. Paulo Ramos é doutor em Língua Portuguesa pela USP, editor do Blog dos Quadrinhos e autor de livros também premiados como A leitura dos quadrinhos. O projeto Quadrinhos na Academia é resultado de parceria entre o Coletivo de Pesquisa em Quadrinhos da UFMG e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia da UFMG, abriu inscrições para processo de seleção para mestrado e doutorado. São 30 vagas para o primeiro nível e 20 para o segundo, com ingresso no primeiro semestre de 2011. As inscrições devem ser feitas até 8 de novembro, na secretaria do Programa (anexo 4 da Escola de Engenharia, sala 2918, campus Pampulha), das 9h às 11h, e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Também serão aceitas inscrições enviadas pelos Correios, com postagem até 8 de novembro. O edital com informações sobre o processo seletivo está no site. Mais informações pelos telefones (31) 3409-5145 e 3409-3526 (fax).

Ciência de alimentos

Também estão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao curso de mestrado em Ciência de Alimentos, do programa de pós-graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Farmácia. As inscrições – no valor de R$ 87,50 – devem ser feitas até 17 de novembro, na secretaria do Programa, ou pelos Correios. Candidatos cuja situação econômica justifiquem isenção da taxa devem fazer solicitação à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), pelo menos 15 dias antes do encerramento do período de inscrições. Mais informações no site ou pelo telefone (31) 3409-6910.

Monumento na Argentina

Foi inaugurada no último dia 19, na cidade universitária da Universidad Nacional Del Litoral, na Argentina, a Plaza Cívica Del Bicentenario, concebida pelo escultor e professor da Escola de Belas-Artes da UFMG Fabrício Fernandino. O monumento é composto de duas colunas de cimento de 6 metros e 4,80 metros de altura, localizadas sobre um espelho d’água triangular. Cada uma das colunas está revestida em duas faces com aço inoxidável, com grafismos em sua superfície, e nas outras duas faces por placas em alto-relevo de cerâmicas. Esses elementos, segundo Fernandino, “testemunham de maneira sintética e simbólica os últimos 200 anos da história da Argentina e os momentos mais significativos da história da Universidad del Litoral”. A inauguração da Praça abriu as XVII Jornadas de Jovens Investigadores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), da qual a UFMG faz parte. Fernandino representa a Universidade no Comitê de Cultura da AUGM.

Engenharia do vento

De 27 a 29 de outubro, a Escola de Engenharia da UFMG recebe o 1º Seminário Nacional sobre Engenharia do Vento (Senev). O evento tem foco no estudo da Camada Limite Atmosférica (CLA), aplicado ao setor de energia elétrica, e vai promover intercâmbio tecnológico entre técnicos, alunos, pesquisadores e profissionais. Outro objetivo do seminário é disseminar e discutir os últimos avanços sobre a modelagem da CLA, a fim de melhorar sua aplicação em projetos de linhas aéreas de distribuição e transmissão e no estudo de regiões para geração de energia elétrica por acionamento eólico. Os palestrantes serão os professores Wiliam A. Chisholm (Canadá), Jean-Yves Grandpeix (França), Acir Mércio Loredo-Souza (UFRGS), Ronaldo C. Battista (UFRJ) e João Ignácio da Silva Filho (Cepel). A programação completa está no site do evento.

Sustentabilidade e custo

De 3 a 5 de novembro, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG sediará o XVII Congresso Brasileiro de Custos. Com o tema “Sustentabilidade: além da mensuração de custos”, o evento é o principal da área no Brasil e vai discutir o papel da contabilidade gerencial de custos para o alcance da sustentabilidade nos negócios. São esperados 500 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais que atuam no âmbito da gestão dos custos. Informações.