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Nº 1750 - Ano 37
26.9.2011

Foco na INOVAÇÃO

Empreendedorismo e qualidade da redação científica serão temas de atividades do evento UFMG Conhecimento e Cultura

Orientações para transformar uma pesquisa em patente, procedimentos que podem viabilizar uma empresa de sucesso ou aprimorar a redação científica em inglês são alguns dos temas que integram a programação de palestras, workshops e cursos do evento UFMG Conhecimento e Cultura, que acontece de 17 a 21 de outubro, no campus Pampulha.

Aberta à comunidade universitária e ao público externo, a programação é gratuita, e as inscrições devem ser feitas na página eletrônica do evento, após preenchimento de formulário de cadastro. As atividades incluem as áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como inovação e relações internacionais.

O apoio a iniciativas empreendedoras é uma das tônicas da programação, que inclui os workshops Como criar uma empresa de sucesso e Entenda a importância de um plano tecnológico. O mesmo tema será abordado no curso Transforme a sua ideia em um negócio, no minicurso Como realizar uma pesquisa do estado da técnica nos bancos de dados de patentes e na palestra Minha pesquisa pode se tornar uma patente?, que apresentará a política de propriedade intelectual da UFMG, com respostas a dúvidas comuns dos pesquisadores a respeito dos objetivos da proteção da propriedade intelectual, incluindo informações sobre os caminhos institucionais que devem ser percorridos na busca por apoio a essa atividade.

Redação científica

Os editores de periódicos científicos da UFMG terão oportunidade de ouvir o vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Sigmar de Mello Rode, sobre as ações políticas da entidade em apoio à editoração e à promoção da qualidade de periódicos brasileiros. Já o professor Ronald Dickman, do Departamento de Física, vai ministrar o workshop Redação científica em inglês, que será dividido em palestra e oficina, e tem por objetivo ampliar os resultados positivos na escrita e na publicação de manuscritos enviados para periódicos internacionais de diferentes áreas de conhecimento. Cada inscrito deve enviar, com antecedência, artigo em inglês de sua autoria, em formato pdf, em fase final de redação.
Também será lançada campanha de incentivo ao uso do Portal de Periódicos da Capes, com instalação de um ponto de atendimento na Praça de Serviços do campus Pampulha, e a realização de workshops sobre o uso de bases de dados e gerenciadores bibliográficos deste serviço.

HC treina PROFISSIONAIS de saúde para lidar com SURDOS

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Patrícia Ester Mendonça Soares*

As disciplinas curriculares dos cursos de saúde não preparam o futuro profissional para lidar com pacientes surdos, embora 10% da população mundial apresente algum tipo de problema auditivo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o intuito de sensibilizar os alunos de Medicina para essa realidade, o Hospital das Clínicas mantém o projeto de extensão Comunica, coordenado pelas professoras Sirley Alves Carvalho, da Faculdade de Medicina, e Leonor Bezerra Guerra, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Em encontros periódicos, os estudantes participam de dinâmicas em que são encenadas três situações de atendimento a pacientes surdos. “Na primeira, simula-se a chegada ao consultório médico de um surdo desacompanhado”, conta Leonor Guerra. Na segunda cena, o paciente traz acompanhante que consegue intermediar o diálogo com o médico. Na última, o profissional de saúde se expressa na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). “Não defendemos que todo profissional de saúde aprenda Libras – embora fosse o ideal –, mas procuramos alertar para uma situação possível”, explica a professora.

O projeto de extensão também realiza atividades regulares na Escola Estadual Francisco Salles, cujo ensino é voltado para deficientes auditivos. De acordo com Maria Arlete do Espírito Santo, supervisora pedagógica da escola, a iniciativa tem sido bem aceita pela comunidade. “Os alunos gostam de participar”, atesta.

Outra frente é o atendimento no Serviço de Atenção à Saúde Auditiva do Hospital das Clínicas a cerca de 200 pacientes em idade escolar (de 8 a 15 anos) com alterações auditivas de diferentes graus. Os profissionais levam em conta os problemas de escolarização vivenciados por esse público, beneficiado semanalmente por oficinas de leitura. “Os pacientes são comunicativos, têm forte expressão facial, gestual e corporal, e tentam se comunicar de todas as formas”, testemunha a estudante de Medicina Flávia Araújo.

Interessados devem entrar em contato com o ambulatório de Fonoaudiologia do HC pelo telefone (31) 3409-9580. Já os estudantes que desejam atuar como voluntários podem enviar e-mail para dieneas@yahoo.com.br.

* Bolsista da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG