Busca no site da UFMG

Nº 1752 - Ano 37
10.10.2011

QUARTA NA TERÇA

Foca Lisboa
Geraes Big Band

A Geraes Big Band, sob a batuta do professor Marcos Albricker, e o violonista Nelson Faria são as atrações do projeto Quarta Doze e Trinta, que esta semana acontece na terça-feira, dia 11, devido ao feriado de 12 de outubro. Com entrada franca, a apresentação tem início ao meio dia e meia, no auditório da Reitoria.

Formada em 1992, por iniciativa do professor Paulo Lacerda, a Geraes Big Band tem relevante papel na formação dos alunos da Escola de Música da UFMG, ao desenvolver rotinas que aproximam a vida acadêmica da vida profissional, além de oferecer ambiente para a pesquisa em arranjo, orquestração e composição na área de música popular.

Nelson Faria atua como professor convidado nas universidades de Örebro, Ingesund e KMH (Suécia), além de trabalhar como arranjador e solista convidado em big bands da Europa e dos Estados Unidos.

ENTRE AS 10 MELHORES

O primeiro QS University Rankings: América Latina apontou a UFMG em décimo lugar na lista das principais universidades da região e na terceira posição entre as brasileiras, depois de USP e Unicamp. A lista foi divulgada no dia 4 de outubro pela Quacquarelli Symonds World University Rankings (QS), empresa especializada em estudos sobre ensino superior e que produz o ranking Top Universities.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, a avaliação do QS considera não apenas o volume de publicações, mas também o número de citações, item em que a UFMG está acima da média brasileira. De acordo com o documento, das 200 instituições que compõem o ranking, 65 são do Brasil, e entre as 20 primeiras universidades da América Latina, há oito brasileiras.

Os resultados refletem os novos dados publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em setembro de 2011, que revelam que a proporção do Produto Interno Bruto (PIB) investido em educação cresceu mais no Brasil do que em qualquer outro país da OCDE entre 2000-2008.

A lista completa está em http://www.topuniversities.com/university-rankings/latin-american-university-rankings/2011.

CONSTRUINDO REDES

Inclusão digital, perspectivas da mídia-educação, leitura e internet na sociedade atual são alguns dos temas do ciclo de palestras Construindo redes, educação e tecnologia que o Núcleo Pr@xis/CNPq da Faculdade de Educação (FaE) realiza nos dias 20 e 21 de outubro, no campus Pampulha.

No dia 20, às 19h, no auditório Neidson Rodrigues, três convidados discutirão a experiência de inclusão digital no município de Belo Horizonte. No dia seguinte, às 14h, na sala de conferências da FaE, a professora Maria Luíza Belloni, da UFSC, abordará o tema Infância e mídias: a perspectiva da mídia-educação; e a professora Graça Paulino, da UFMG, discutirá o tema Livro, leitura e internet na sociedade atual.

O evento contará com a participação das professoras Rosilene Horta Tavares e Suzana dos Santos Gomes, que coordenam o Núcleo Pr@xis/CNPq.

Inscrições pelo site www.praxis.fae.ufmg.br. Serão expedidos certificados. Informações também pelo telefone (31) 3409-5340 e pelo e-mail nucleopraxis@gmail.com.

PROFESSOR EMÉRITO

O professor Marcos Borato Viana, da Faculdade de Medicina, recebe em 7 de novembro o título de Professor Emérito. A solenidade acontecerá às 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, à avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia. Presença deve ser confirmada pelo email diretor@medicinaufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-9632. Em 1971, Marcos Borato se graduou em Medicina pela UFMG, onde também concluiu mestrado em Ciências da Saúde. Possui doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela USP. O professor foi diretor da Faculdade de Medicina (1998-2002) e vice-reitor da UFMG na gestão 2002-2006.

FILOSOFIA DO DIREITO

Até 5 de novembro, a V Jornada Brasileira de Filosofia do Direito recebe submissão de resumos de artigos. O evento, que acontece na Faculdade de Direito da UFMG, de 24 a 26 de novembro, contará com a participação dos conferencistas Manuel Atienza, Joaquim Carlos Salgado e Tércio Sampaio Ferraz Júnior. A organização é dos programas de pós-graduação em Direito da UFMG e da PUC Minas. Informações pelo e-mail contato.abrafi@uol.com.br ou no site http://abrafi-filosofia.blogspot.com.

CONHECIMENTO E CULTURA

O pesquisador Carlos Frederico de Angelis, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), participará da mesa de abertura do evento UFMG Conhecimento e Cultura, no dia 17 de outubro, às 9h, no auditório da Reitoria, ao lado da ex-ministra do meio ambiente Marina Silva. Angelis substituirá Reinhardt Adolfo Fuck, diretor do Cemaden, que havia confirmado presença.

O evento UFMG Conhecimento e Cultura integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

Carlos de Angelis é coordenador geral de Operações e Modelagem do Cemaden, leciona as disciplinas de Meteorologia por Radar e Sensoriamento Remoto da Atmosfera no Programa de Pós-graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele também é membro do PMM Science Team da Nasa, cujas pesquisas são focadas nos estudos das precipitações.

 

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais